segunda-feira, 11 de junho de 2012

VALE SAGRADO - LAMA,ALPACA, VICUNHA...

Os Incas fizeram obras de construção importantíssimas e grandiosas tanto a nivel de templos como estradas..
Tiveram uma  ajuda  preciosa, mesmo fundamental: - o Lama


Esta espécie da mesma família dos camelos foi inicialmente domesticada, pelo Homem, no Peru, há 4000 a 5000 anos. O lama tem sido um importante animal de carga e fornecedor de carne e lã, na região da cordilheira dos Andes (no Peru, na Bolívia e na Argentina), desde os tempos pré-colombianos (antes da chegada de Cristóvão Colombo à América), graças à sua excelente capacidade para sobreviver em altitudes elevadas (2300 a 4000 metros).



A coloração da pelagem dos lamas é variável, desde o branco ou o amarelo ao castanho-escuro ou negro e pode ser uniforme ou salpicada por manchas de coloração diferente. Estes animais suportam bem as altitudes relativamente elevadas, porque o seu sangue (mais especificamente, a hemoglobina) tem maior afinidade para o oxigénio do que acontece nos outros mamíferos.


A Alpaca  é menor que a lama, tendo uma pelagem mais longa e macia e é criado como fonte financeira principal, devido  à qualidade da sua lã.
Distingue-se do lama pois tem forte pelagem entre as orelhas..




vicunha é o animal que possui o menor tamanho entre os camelídeos andinos, chegando, no máximo, a 1,30 metros de altura e podendo pesar até 40 kg. Sua pelagem é muito fina e tem alto valor comercial; por esse motivo, a vicunha esteve à beira da extinção por causa dos caçadores ilegais. 
Pude apreciar casacos ( e nao só..) feitos com lã de vicunha e a textura e a maciez são impressionantes ( e o preço também...)


A tradição da tecelagem passa de geração em geração e de pequenino se aprende...



Acompanhando a mãe...





2 comentários:

  1. É tão genuíno que encanta, simplicidade cativante. Até esta viagem só conhecia a lama, agora ficámos a conhecer tambem a alpaca e a vicunha, isto faz-me lembrar as diversas raças de ovelhas que temos em Portugal, a churra, a merina, etc.Isto despoleta uma verdadeira indústria artesanal. ZM

    ResponderEliminar
  2. fiquei encantada com o Peru e toda a sua historia.

    ResponderEliminar