quarta-feira, 13 de junho de 2012

PISAC - FESTIVAL DE COR (2)

Em Pisac existe a a feira  mais tradicional do vale. Tem lugar semanalmente há mais de 300 anos. Sua parte exterior está votada ao artesanato, enquanto o centro é ocupado pela troca e venda de produtos agrícolas.


 O “Trueque”, como é chamado o intercambio de alimentos e animais, é feito por pessoas de várias comunidades que se reúnem aqui várias vezes por semana. Um saco de milho por uma cabra. Um quarto de ovelha por um saco de batatas e assim por diante. É na feira de Pisac que podemos ver a grande variedade de produtos cultivados no vale. Espigas de milho multicores, dezenas de variedade de batatas, cereais que só crescem em grandes altitudes estão aqui, tudo exposto aos olhos do visitante.






É também na feira que, todos os domingos, os líderes de cada distrito de Pisac se reúnem para assistir a missa (falada em Quechua) e depois seguem em procissão até o teatro da cidade para resolver problemas da comunidade. Esta procissão é precedida por vários meninos, vestidos a carácter, todos soprando grandes conchas usadas como instrumentos musicais. Atrás deles, 15 homens vestidos com mantos coloridos e empunhando um bastão de prata e madeira, representando sua autoridade. Um espectáculo   que não tivemos o privilégio de assistir pois visitámos Pisac num dia de semana...





A cidade colonial de Pisac fica no vale, mas a cidade original fica no alto das montanhas, como a maioria das cidades Incas. Incrível como estes Incas adoravam uma caminhada montanha acima. Mas eles tinham uma razão... Construindo no alto das montanhas eles ficavam livres de enchentes, longe dos desmoronamentos, mais longe ainda dos inimigos e mais perto dos seus deuses: o Sol, a Lua, os raios e as próprias montanhas, chamadas de Apus. As ruínas de Pisac ainda conservam toda a estrutura de uma cidade Inca com áreas destinadas ao cultivo, moradia, culto e cemitério.
Infelizmente não visitámos estas ruínas pois o trilho de acesso não é fácil e não é para todas "as pernas"... além de que também teríamos uma visita "dificil" depois do almoço...

Sem comentários:

Enviar um comentário