quinta-feira, 7 de junho de 2012

CUSCO - TAMBOMACHAY

Fomos visitar as ruínas incas de Tambomachay.
É um sítio arqueológico que foi destinado ao culto à água e a sua principal função era permitir ao chefe do Império Inca  descansar.




É composto de uma série de aquedutos, canais e várias cascatas de água que correm pelas rochas.
Aqui também existiu uma espécie de jardim real, cuja irrigação provinha de um complicado sistema de canais especialmente feitos para essa função.

Tinha muita esperança que este duche de água fria me parasse a dor de cabeça...mas não resultou..


A presença de peruanos com o seu artesanato e animais domésticos junto dos centros arqueológicos é uma constante..






Voltámos para Cusco e..a dor de cabeça era cada vez maior..



2 comentários:

  1. Ao ver estas fotos e pensar no que elas representam para a divulgação e conhecimento de uma civilização que se perdeu, embora subsista de uma modo arqueológico-turístico, vem-me à memória uma conversa pessoal e reservada que tive em 1962 com um Soba Luena, do planalto de Angola, (Alto Zambeze). Certamente não se tratava de uma civilização tão evoluída como a de Cusco, (Matchu-Pitchu, não sei se está bem escrito), mas, sem dúvida, com o seu valor patrimonial.
    Dizia-me preocupado o meu interlocutor: o que vai acontecer à civilização Luena, perante a imposição do colonialismo?
    Lá respondi, como pude e soube, às justas inquietações daquele Soba, homem franzino mas muito dotado intectualmente: tratava-se, nada mais nada menos, do que do repositório histórico de todo o seu povo, como professor que era.
    Esses povos da América do Sul, embora detentores de civilizaçãoes certamente mais evoluídas,foram dominados por colonos muito mais intrasigentes, (para ser simpático), do que os portugueses.
    A Natureza é perfeita e imprescrutável: Que teria acontecido para que a "Atlântica" submergisse e os Andes apresentem vestígios impressionantes de cidades a altitudes impossíveis? Não haverá nestes dois fatos históricos alguma relação?
    Fica a pergunta para os cientístas.

    ResponderEliminar
  2. NOCA, li e apreciei o comentário desta manhã, sempre profundo e que nos leva a relativizar todas as civilizações. Tinha intenção de dizer isto mais tarde mas não resisto a aproveitar a oportunidade, sob muitos aspetos os incas foram mais evoluídos que os romanos, dou alguns exemplos: construiram cerca de 45 mil km de caminhos a subir e descer montanhas entre 2 e 4 mil metros, cultivaram em regadio as encostas dessas montanhas, o que ainda hoje impressiona, criaram celeiros para guardar as culturas por muito tempo nas mesmas encostas com uma regulação de ventilação cientìficamente feita, etc, etc. Fiquei mesmo fã da cultura inca como de nenhuma outra das muitas que tive a sorte de visitar. O grande defeito desta civilização foi não ter cuidado suficientemente da defesa, os espanhois aproveitaram-se disso e é curioso que ainda hoje são muito admirados aqueles conquistadores/saqueadores que conhecemos.ZM

    ResponderEliminar