sábado, 16 de junho de 2012

OLLANTAYTAMBO - A SUBIDA...


As Ruínas de Ollantaytambo são compostas por enormes terraços de cultivo, pelo Templo do Sol (inacabado) e pelo Templo das dez janelas. São ruínas impressionantes, imponentes e que requerem boas pernas para chegar ao seu topo. É curioso que a pedreira de onde vinha todo o material não ficava próxima e sim no topo de uma montanha do outro lado do vale. Os Incas tinham que fazer uma viagem imensa, carregando grandes blocos de pedra para construir seus templos e desviaram o curso do rio que atravessa o vale para que as pedras chegassem ao seu destino. Durante a jornada, muitas pedras caíam e quebravam-se, sendo assim abandonadas no meio do vale. Hoje são conhecidas como Pedras Cansadas e marcam o caminho feito pelos antigos trabalhadores. 


Iniciámos então a subida....

Descansámos depois de subirmos a primeira das três etapas...a minha sorte é que ele não estava a olhar para mim...que bom!!


Segunda etapa cumprida...dificil..mas ele não olhava para mim..sorte a minha!!


E mais um etapa. Aqui a Anna também já estava cansada...Que sorte a nossa, Anna!!! ele não olhava para nós...




Mas quando é que acabava a subida?? Será que ele alguma vez olharia para mim?

Uff!! já víamos o Templo do Sol...faltava pouco...


Era uma visão impressionante..os terraços de cultivo, os templos e a cidade tão pequenina lá em baixo... estava cansada mas feliz. Só havia uma contrariedade...ele continuava a não olhar para mim ...

Os Incas usavam estes terraços para fazer pesquisas sobre as plantas que cultivavam e que traziam de outros lugares. Usando variações de terraços eles podiam mudar a altitude, a humidade e a temperatura. Desta forma eles determinavam em que parte do seu reino estas plantas produziriam melhor. Coisa de gênio!

Estava cansada..mas não me cansava de admirar esta obra de arte arquitectada e construída pelos Incas.

Mas ele não olhava para mim...
Mas quem era ele?.. era........agora, estou demasiado cansada para falar sobre o assunto!...tenho que recuperar o fôlego.....

1 comentário:

  1. Agora olhem para estes tabuleiros e pensem-O trabalho que devem ter dado para serem construídos com ferramentas artesanais, como puderam trazer a água para regarem todas as culturas? Não esqueçam estes trabalhos foram feitos há cerca de mil anos.ZM

    ResponderEliminar