sábado, 19 de abril de 2014

ABORIGENES - TRADIÇÕES e COSTUMES






























Foi em Cairns que tivemos o primeiro contacto com aborígenes e aprendemos um pouco sobre a sua cultura.

Na Austrália, existem cerca de 500 povos Aborígenes diferentes. Cada um tem a sua língua e o seu território, que normalmente é composto por clãs distintos.
Os arqueólogos acreditam que os Aborígenes tenham chegado ao continente australiano há 45 mil anos atrás.
Porém, os próprios Aborígenes situam a sua criação no Tempo do Sonho, uma era longínqua em que o Planeta se formou. Um homem aborígene dá a seguinte explicação:
“Quando falamos em Sonho queremos referir a nossa crença de que, há muito tempo atrás, estas criaturas iniciaram a sociedade humana, fizeram todas as coisas naturais e as colocaram num lugar especial.


_Estas criaturas do Sonho estavam ligadas a lugares especiais e a estradas ou trilhas ou caminhos especiais. Em muitos lugares as grandes criaturas se transformaram em sítios onde os seus espíritos permaneceram. _
Os Aborígenes têm uma ligação especial a tudo o que é natural. Os Aborígenes vêem-se, a si mesmos, como parte da natureza… Acreditamos que todas as coisas na terra têm uma parte humana. A verdade é que as pessoas que pertencem a uma área concreta são realmente parte dessa área e que, se essa área for destruída, as pessoas também serão destruídas.”
Têm a pele negra, como os negros africanos, pois são descendentes de populações que imigraram milhares de anos antes desde a África em direção ao leste pelo continente asiático. Atualmente, existem apenas cerca de 40 mil aborígenes não mestiços, puros, dos trezentos mil encontrados no começo da colonização da Austrália. Originalmente praticavam uma religião animista própria, ainda praticada hoje, mas muitos  tornaram  se cristãos. Sofreram um grande decréscimo populacional com o início da invasão europeia em 1770.

A cultura aborígene caracteriza-se pela forte união de todos os seres da natureza com um ser superior que integra tudo. Nesta concepção, o ser humano não é superior, mas partilha a natureza com os demais seres, sendo todos indispensáveis. Por este motivo, os humanos devem honrar a natureza em tudo o que fazem.
Os aborígenes usam a arte como meio de comunicação. 























Os instrumentos de trabalho são feitos com maestria e destreza e apresentam pinturas e inscrições, onde contam as histórias do povo, do clã ou da pessoa e se evoca a relação com as divindades. As pinturas do corpo ou em cascas de eucalipto usam como tema a mitologia ou retratam cenas do quotidiano.
A música é, sobretudo, vocal. O instrumento musical é o yidaki (didgeridoo), que é a representação da mãe serpente, a criadora da terra e que consiste em um tronco oco que amplia sons vocais. Para marcar o ritmo das mímicas e das danças, usam bastões

2 comentários:

  1. Aqui não parece haver problemas de convivência inter-racial, todos vivem em harmonia e satisfação. Parece não existir o clima de despique e inveja tão frequente entre nós.ZM

    ResponderEliminar
  2. Visitámos o acampamento fechado, só os dois sem qualquer receio e ensinaram-me a jogar o dardo, como se vê na foto e a lançar corretamente o bomerang. Mais uns trenitos e ainda conseguia.ZM

    ResponderEliminar