terça-feira, 26 de junho de 2012

MACHU PICCHU - ZONA AGRÍCOLA



Tiradas as primeiras fotos do incrível panorama, o guia começa as explicações. Escolhemos andar pelo caminho completo, o mais longo dentro das ruínas. Primeiro começamos pela parte agrícola, na qual os Incas fizeram degraus na encosta da montanha para usá-los como área de cultivo. São estruturas formadas por um muro de pedra e preenchidas com diferentes capas de material (pedras grandes, pedras menores, cascalho, argila e terra de cultivo) que facilitam a drenagem, evitando que a água se empoce (leve-se em conta a grande pluviosidade da região) e desmorone sua estrutura.
Cinco grandes construções localizam-se sobre os terraços ao leste do caminho inca que chega a Machu Picchu pelo sul. Foram utilizados como armazéns.


É tudo muito verde em contraste com as pedras cinzas. A construção de Machu Picchu durou cem anos, não havia pressa em terminar. Provavelmente tinha uma função militar, seria um  local para vigiar a região. Todas as construções feitas na cidade usaram pedras que já estavam lá no topo do morro. Os 500 moradores tinham tudo o que precisavam, incluindo água e comida em abundância. Por causa da sua localização, devidamente escolhida depois de muitas observações meteorológicas, o tempo bom para plantar é sempre bom. Sem esse pré-requisito, seria impossível viver em Machu Picchu, uma vez que a irrigação convencional não é viável.



Uma cidade de pedra construída no alto de um istmo entre duas montanhas e entre duas falhas geológicas, em uma região submetida a constantes terramotos e, sobretudo a constantes chuvas durante todo o ano  apresenta um desafio para qualquer construtor: evitar que todo o complexo se desmorone.Mas o segredo da longevidade de Machu Picchu e a drenagem... O solo das áreas não trabalhadas possui um sistema de drenagem que consiste em capas de pedras trituradas e rochas para evitar o empoçamento da água das chuvas. 129 canais de drenagem  estendem-se por toda a área urbana, feitos para evitar a erosão, desembocando em sua maior parte no fosso que separa a área urbana da agrícola.



1 comentário:

  1. Penso que ainda não foi dito que a distãncia entre Cusco e Machu Pichú é de 157km. Esta extensão é na sua maioria feita junto ao rio com encostas apertadíssimas, é imponente e provoca alguma apreensão. Como já tinha salientado, a parte das leiras de cultivo é extremamente interessante.ZM

    ResponderEliminar