sexta-feira, 29 de junho de 2012

MACHU PICCHU - ZONA SAGRADA

 Na zona sagrada existe uma colina cujos lados foram convertidos em terraços, tomando a forma de uma grande pirâmide de base poligonal.

 No alto dessa colina  e de acesso limitado a um numero mínimo de pessoas encontra-se a pedra Intihuatana ("onde se amarra o Sol") - o calendário solar-, um dos objetos mais estudados de Machu Picchu, que foi relacionada com uma série de lugares considerados sagrados a partir do qual se estabelecem claros alinhamentos entre acontecimentos astronômicos e as montanha circundantes.















Intihuatana é uma espécie de observatório astronômico capaz de prever o dia exato dos solstícios e dos equinócios e foi foi esculpida numa única peça


















Descendo da colina atingimos o  extremo 
norte da cidade.





O extremo norte da cidade é assinalado  por uma rocha sagrada.
É uma pedra de face plana colocada sobre um amplo pedestal e está esculpida  e alinhada com o perfil da montanha situada em frente que devido ao nevoeiro não se conseguiu vislumbrar.


Templo das Três Janelas, cujos muros de grandes blocos poligonais foram foram colocados como um quebra-cabeças


Continuando a descer desta zona alta...



... voltámos a ter uma visão belíssima e diferente sobre a zona urbana



[editar]

1 comentário:

  1. Esta zona passou-me parcialmente ao lado. Devido à inconstãncia do clima tive de despir o kispo, o que demorou algum tempo devido à quantidade de bugigangas que transportava. O grupo não se apercebeu que tinha ficado para trás e mudou de rota; quando tentei apanhá.los já não os encontrei e segui só até um local onde ficasse visível. ZM

    ResponderEliminar