quinta-feira, 10 de abril de 2014

DAINTREE - A FLORESTA TROPICAL

A antiga floresta tropical de Daintree é a mais antiga floresta tropical do mundo.Com mais de 135 milhões de anos também é o maior trecho de floresta tropical do continente da Austrália.É uma floresta mais antiga que a célebre Amazónia e tem árvores que são do tempo dos dinossauros
 Lar de centenas de espécies únicas de plantas, aves, insetos e animais, a floresta hospeda uma grande variedade de organismos vivos, alguns dos quais só existem dentro deste habitat diverso.
A diversidade, a complexidade e a idade das espécies de plantas da floresta tropical de Daintree são maiores do que qualquer outro ecossistema tanto na Austrália como em muitos lugares do mundo.



 Percorremos num carro anfíbio pequenas zonas desta floresta. Não consegui tirarfotos decentes pois os trilhos são acidentados e no rio os salpicos de água eram muitos e tinha que me segurar bem...





Todas as plantas desta floresta tropical têm um papel especial em relação a outras plantas vizinhas pois muitas  não podem sobreviver sem as características de uma outra planta situada ao lado.



Também fizemos percursos pedonais em trilhos bem delimitados  e sinalizados pois estamos cercados de cobras altamente venenosas, aracnídeos, crocodilos e imensas plantas mortíferas...





É impossível listar todas as espécies de plantas e árvores da floresta tropical de Daintree, mas vou citar  algumas plantas "especiais"..
- Fruta de idiota
Uma das mais primitivas de todas as plantas da floresta tropical de Daintree mas que só foi descoberta  recentemente,
 
A descoberta desta planta foi bastante peculiar: quatro elementos de gado pertencente ao fazendeiro local John Nicholas da empresa chá Daintree forami inesperadamente foram encontrados mortos . Um veterinário oficial foi convocado para verificar as razões da morte , e enquanto ele estava na propriedade  testemunhou a morte de mais dois. Autópsias revelaram os restos parcialmente mastigados de sementes grandes no estômago do gado. Após a análise científica, verificou-se que as sementes produziam um veneno semelhante a estricnina que  foi responsável pela morte do gado. Estas sementes pertenciam ao fruto de idiota.
- Burrawang Palm
Um membro da família de Cycad, esta palmeira produz sementes altamente tóxicas.
- Gengibre selvagem
Membros da família do gengibre, muitas vezes contêm veneno, então é necessário um intrincado conhecimento dos tipos de plantas de gengibre antes de se comerem. Este gengibre cresce até seis metros de altura e ocasionalmente é usado para complementar a água potável para os caminhantes que estão sedentos. 
- videira " espera-um"
 Os fios finos da videira estão cobertos com pequenos picos que pegam na roupa, rasgam a pele e  qualquer coisa que esteja ao alcance Possuem grandes folhas que parecem inofensivas, mas estão cobertas com milhares de picos microscópicos que se incorporam na pele, se for tocada.Quando isso acontece a dor é profunda... 
Mas também há flores infensivas e lindas..


Sem comentários:

Enviar um comentário