sábado, 23 de junho de 2012

MACHU PICCHU -1


Quando saímos da  estação em águas Calientes  esperava-nos o guia com traços faciais e altura tipicamente andinos. Pedindo que  o seguíssemos até ao local onde os autocarros partem para Machu Picchu, 450 m acima desta povoação.
Dava uns passos rápidos, enquanto fazia perguntas importantes: já compraram água? Sim. Trouxeram capa de chuva? Não. Repelente? Sim.  Soltou um “bueno” e aconselhou-nos a comprar uma capa de chuva logo ali pois, lá em cima custaria dez vezes mais....e ainda bem que comprámos...
Os autocarros partem de cinco em cinco minutos. Começam o caminho numa estrada de terra plana até passar por uma ponte sobre o Urubamba e avançam numa subida íngreme e tortuosa pela montanha.

O visual é impressionante. Às vezes mete medo, pois a estradinha de terra é estreita e as curvas passam perto do abismo, que vai ficando cada vez maior. Lá embaixo Águas Calientes é só um risco no meio do verde.
Finalmente o ônibus pára. O estacionamento é pequeno, de terra. Há uma leve subida, de baixo é possível ver à direita uma lanchonete e à esquerda o local de entrada. 
Depois de passar pela bilheteria já é possível ver algumas das estruturas, mas nada ainda daquele visual que estamos acostumados a ver em fotos. Iniciámos uma subida bem intensa com degraus altos feitos de pedra. São cerca de três minutos somente, no meio da mata, mas dá uma canseira.... Não há nenhuma dificuldade para respirar, uma vez que as ruínas estão numa altitude bem menor que Cuzco. Cansa por causa do tamanho da subida. O mato não nos deixa ver nada e nesse momento começa a chover... Quando saímos do trilho o guia diz:
- Eis Machu Picchu...e olhamos..olhamos e apenas vemos algumas ruínas e um nevoeiro terrivel...

Tiraram-nos uma foto tradicional mas que está péssima devido aos pingos de água...a decepção era grande...

O Guia sossegava-nos...este tempo é normal...daqui a pouco abre...tenham calma...

Realmente  a chuva estava  a parar e a neblina começava a deixar antever uma das maravilhas do mundo...





1 comentário:

  1. Realmente a subida de Águas Calientes para Machu Pichú é ingreme e a estrada bastante estreita e em caracol.Era de tal modo que os autocarros não se avistavam em boa parte do trajecto e para evitar acidentes, já deve ter havido muitos, usavam intercomunicadores assinalando a localização. Lá em cima o nevoeiro ora cobria uma montanha ora outra e repetia.ZM

    ResponderEliminar