sexta-feira, 22 de junho de 2012

A CAMINHO DE MACHU PICCHU

Madrugámos mas não custou muito pois íamos visitar Machu Picchu. Andávamos a planear este acontecimento há muitos anos mas o medo da altitude tinha-nos impedido de realizar a viagem..Agora estávamos no caminho...que ansiedade..
Apanhámos o comboio às 7h...



Os vagões do Vistadome são bem confortáveis, têm assentos espaçosos e janelas extras no tecto óptimas para ver as paisagens. Do lado esquerdo do vagão  consegue-se ver bem o rio Urubamba durante quase toda a viagem que atravessa o Vale Sagrado



Como descemos quase 1000m para chegarmos a Águas Calientes ( Cusco está a uma altitude 100m superior a Machu Picchu) o combioi fez uma série de manobras interessantíssimas em forma de Z mudando de linha e andando de marcha atrás para que essa descida se faça mais rapidamente..


A viagem segue tranquila. Ficamos hipnotizados com as montanhas e com a beleza da mata.  Os morros da zona são muito pontudos e cobertos de vegetação. Parece que são feitos de veludo, um cenário realmente único..
O trem anda muito lentamente, não passa dos 40 quilômetros por hora. Em determinada altura ficou parado cinco minutos, para deixar passar um outro trem que vinha em direção contrária .

Quando estamos quase a chegar ao destino aparecem algumas ruínas Incas

Finalmente, três horas depois, chegamos na Municipalidade de Machu Picchu, cidade bem pequena, também conhecida como Águas Calientes. Há muitos hotéis e restaurantes, além das famosas fontes de água quente. As barracas vendendo todo tipo de artesanato são várias também.

O mais impressionante é a localização da municipalidade. O rio Urubamba passa a meio entre dois morros muito próximos e forma duas pequenas margens de cada lado. Águas Calientes está situada basicamente nesses dois pequenos espaços, apertada pelo rio e pelas montanhas.



1 comentário:

  1. Acho que desta vez a autora não estava muito inspirada e foi pena porque este episódio é dos mais espectaculares. Vou tentar complementar: a)O episódio da baixa de nível foi inédito para nós. No ponto de baixa o comboio avança mais cerca de 1 km, depois faz marcha atrás após ter mudado de agulha, o comboio recua assim por uma linha oblíqua à 1ªe descendo sempre; atringido o nível pretendido, toma nova linha paralela à 1ªe continua.b)Porém o mais espectacular é a encosta do rio e linha que , parece incrível, mas chega a estar a pique acima de nós, faz imensa impressão, cerca de 400mt e é bela. c)Falta acrescentar que este rio é afluente do Amazonas.

    ResponderEliminar