quinta-feira, 17 de maio de 2012

O SOLTEIRÃO MAIS COBIÇADO NO MUNDO - O SOLITÁRIO GEORGE

Caminhámos até à estação Cientifica de Darwin e oq ue me valeu é que o trilho era bem mais fácil..e era ladeado por  cactos gigantes que não existem em mais nenhuma ilha das Galápagos, o que é incrível pois a ilha vizinha é muito perto e já tem caracteristicas totalmente diferentes..cada ilha é um mundo isolado com animais, vegetação e características próprias.


As Tartarugas Gigantes de Galapagos são as maiores tartarugas terrestres que existem atualmente, são conhecidas diversas subespécies. Existiam 14 subespécies de Tartaruga Gigante de Galapagos antes da descoberta das Ilhas pelo homem mas  hoje em dia somente 11 subespécies sobreviveram. Os grandes vilões dessa história são os marinheiros de navios caçadores de baleias e pescadores, que ao passarem pelas ilhas formavam estoques enormes de tartarugas, pois elas garantiam comida  por um longo período de tempo, pois as tartarugas gigantes poderiam sobreviver por mais de um ano dentro de navios sem comida e sem água. Geralmente eram levadas primeiramente as fêmeas, pois elas são menores que os machos e podiam ser encontradas com maior freqüência próximas ás costas durante as temporadas de desova, até Charles Darwin chegou a comer algumas Tartarugas Gigantes de Galapagos 
 O golpe final que extinguiu diversa das subespécies foi a inclusão de mamíferos nas Ilhas de Galapagos. Propositadamente foram adicionadas cabras nas ilhas nos anos de 1950 como fonte de alimento alternativa para os marinheiro. Estas tornaram-se  concorrentes directas das tartarugas, pois  alimentavam-se das mesmas plantas e como a população de cabras cresceu rapidamente, ocorreu uma destruição da vegetação e uma grande erosão nos solos.
Porém em 1959 foram criados O Parque Nacional de Galapagos e a Fundação Charles Darwin, que a partir de 1965 vem conseguindo recuperar com seus programas a população de Tartarugas Gigantes de Galápagos. Aí os ovos são incubados artificialmente e as tartaruguinhas são criadas até atingirem 20 centímetros de comprimento de carapaça Nessa altura  já podem ser soltas nas ilhas de origem.

Mas o mais conhecido habitante desta estação cientifica é o solteirão e solitário George




George tem idade estimada entre 60 e 90 anos. Em todos esses anos, os pesquisadores já tentaram de tudo para ele se reproduzir, de inseminação artificial a fazê-lo assistir a outro macho mais jovem copular.
No ano passado, cientistas encontraram um exemplar da ilha Isabela, vizinha à Pinta, que teria metade dos genes em comum com George. Isso sugere que haja um outro animal da subespécie vivo entre os mais de 2.000 encontrados em Isabela.


 A subespécie Geochelone nigra abingdoni, encontrada na ilha Pinta (ou Abingdon) do arquipélago, só tem um representante conhecido (George) e é considerada extinta na natureza.
Solitário George

Senti pena do George...com quase 90 anos e pouca esperança de vir a ter companhia, embora haja notícias de possível acasalamento que no entanto ainda não deu qualquer fruto....



2 comentários: