terça-feira, 15 de maio de 2012

CAÇAR ..TARTARUGAS???????

Nasci e fui criada na cidade..era uma menina da cidade.
Só ía para o campo alguns fins de semana quando ía visitar a minha avó. Mesmo assim tinha que me comportar como uma menina da cidade. Tinha que me vestir bem e ir à missa..afinal era uma menina da cidade que ia esporadicamente ao campo.
Geralmente na primeira quinzena de Setembro os meus pais faziam férias de mim (eu era reguila..) e despachavam-me para casa da minha avó. Mas eu era uma menina da cidade...e mesmo nesses 15 dias andava no jardim da casa da minha avó, lia, via tv ...e não podia andar na cabriolice no campo. Era uma menina da cidade e como tal tinha que me comportar.
Claro que há sempre excepções..e para tal bastava juntar-me aos meus primos. Juntos quebrávamos todas as barreiras e ninguém nos segurava.. foi o que aconteceu numa dessas quinzenas de Setembro..
Tínhamos acabado de ler as aventuras  de Grichka que com a sua amiga caçavam ursos nas estepes russas..se eles o faziam então nós também o poderíamos fazer, certo?
Num fim de tarde retirámos canas das sebes de um vizinho e construímos arcos e flechas ( bastantes..)..
No dia seguinte queixava-se o vizinho:
- quem seriam os filhos da mãe que me estragaram a sebe e me levaram canas???vocês?
 - nós?? nem pensar...éramos meninos da cidade e não fazíamos nada disso..upps..
Nessa tarde a Lena ( prima mais nova) ficou alerta no quintal da minha avó.
O Grichka ( meu primo Jorge) e eu lançámo-nos pelo campo vizinho que era uma vinha enorme e começámos a disparar as nossas setas para os ursos que não eram mais do que belos cachos de uvas pretas bem maduras...que alegria ver as setas cobertas de sangue..mas que grande caçada..
GRICHKA!!!!!!! - gritava a Lena. a avó diz para não fazerem asneiras- GRICHKA!!!!!!
Não ligámos..continuámos a caçada..
Mas ao grito :
- GRICHKA MANUEL!!!!!!!!! vem já para casa..aí parámos e acabou a brincadeira.
Os meninos da cidade tinham feito asneira..estragaram imensos cachos de uva e ouvimos um bom sermão.
Foi a minha única caçada e aventura no campo..eu era uma menina da cidade...
E AGORA ÍA CAÇAR TARTARUGAS??????

2 comentários:

  1. bela narrativa . Foi assim mesmo ...eras da cidade , portavas te mal na explicação , fazias batota com os trabalhos de casa , não me davas os cromos da bola que me faltavam , quando eras apanhada a falar ao telefone de cordel na varanda dizias que a culpa era minha que não te deixava estudar e nunca me deixavas ler o jornal em primeiro lugar .
    Mas eras a minha amiga favorita ( não tinha mais nenhuma por perto ) . Ass: Grichka Manuel

    ResponderEliminar