terça-feira, 2 de abril de 2013

TA PROHM - A RECONQUISTA FEITA PELA NATUREZA

A expectativa subia ao aproximarmo-nos do mítico templo Ta Prohm: Os humanos conquistaram a natureza para criá-lo e a natureza agora está reconquistando-o para destruí-lo....
O movimento era enorme e alvo de muita curiosidade por parte de crianças que vivem perto e que estão sempre à espera de um carinho..especialmente se esse carinho for monetário..








Foi construído no final do século XII e inicio do século XIII, em estilo Bayon, para ser um mosteiro Budista e Universidade.
E ao contrário da maioria dos templos Angkorianos, Ta Prohm foi deixado em grande parte na mesma condição em que foi encontrado, muito pitoresco e fotogênico.


Jayavarman VII construiu Rajavihara (Ta Prohm) em honra da sua família. A imagem principal do templo, representando Prajnaparamita, a personificação da sabedoria, foi inspirado na  mãe do rei.




Após a queda do império Khmer, no século XV, o templo de Ta Prohm foi abandonado por séculos. Quando o esforço para conservar e restaurar os templos de Angkor começou no início do século 20, a École française d’Extrême-Orient, decidiu que Ta Prohm seria deixada em grande parte aos moldes em que fora redescoberta, dando ao local um aspecto pitoresco. Segundo o estudioso Maurice Glaize, pioneiro em Angkor dizer que Ta Prohm foi preservada desse modo porque era “uma dos mais imponentes [templos] e os que tinham um melhores valores artísticos e culturais que acabaram se  fundindo  com a selva, mas ainda não a ponto de se tornar uma parte dela”. No entanto, muito trabalho foi feito para estabilizar as ruínas, para permitir o acesso, e para manter “essa condição de aparente negligência.”



O templo de Ta Prohm foi utilizado como templo principal no filme Tomb Raider. Embora o filme tenha tomado liberdades visuais em outros templos de Angkor, as 
suas cenas em Ta Prohm são bastante fieis à aparência real do templo.

3 comentários:

  1. É bem evidente a força da natureza nestes templos abandonados durante séculos-cerca de 6-em lado nenhum do mundo encontrámos algo parecido em templos, muitos, juntos e de grande porte, incrível.ZM

    ResponderEliminar
  2. Eis o que espera as nossas grandes criações civilizacionais: Catedrais e Mesquitas luxuosas.
    Nada se perde, nada se cria, tudo se transforma, dizia um indivíduo qualquer que vocês bem conhecem das cadeiras da univerdidade. As civilizações são como os seres que as constituem: nascem, crescem vivem e morrem!
    Os grandes impérios sucumbiram e foram substituidos por outros.
    A crise que de nós se apoderou e teima em continuar parece ser um indício implacável dos males que se adivinham: que será deste país daqui por 20 ou 30 anos, já não digo 20 ou 30 séculos, que isso é inimaginável!
    A natureza destroe e devora a criação humana!
    Fotos valiosíssimas, as que aqui nos dás Isabel!
    Beijos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo em absoluto..o que será daqui a alguns anos????
      Este local é absolutamente fabuloso...
      Obrigada!!
      bjinhos

      Eliminar