domingo, 7 de abril de 2013

ANGKOR THOM - A GRANDE CIDADE


Angkor Thom é A Cidade. O significado de seu nome é claro: não apenas uma cidade, mas a Grande Cidade. Foi a última e a mais duradoura capital do império Khmer, estabelecida pelo rei Jayavarman VII no final do século 12 (ou seja, meio século mais tarde que Angkor Wat). Seu traçado é inconfundível: um quadrado direcionado aos quatro pontos cardeais, cujos lados medem três quilômetros de extensão.
Para ingressar em Angkor Thom era necessário – e ainda é – passar por um dos quatro portões de entrada, dominados por uma torre de 23 metros ornada por quatro máscaras esculpidas na pedra




Ladeando a estrada que conduz ao portão de entrada ( nas fotos a entrada sul) encontram-se uma série de estátuas. As do lado direito representam demónios e as da esquerda deuses..Algumas foram destruídas e roubadas durante a guerra.


Dentro do recinto de nove quilômetros quadrados, protegido por muralhas de oito metros de altura, existiam prédios oficiais, mas também canais de irrigação, plantações de arroz e moradias que sustentavam cerca de 100 mil pessoas.







 Os quatro caminhos que partem de cada uma das portas de entrada, convergem  num mesmo lugar,  o Templo Bayon.

3 comentários:

  1. São tantos etão magestosos os templos que é fácil confundí-los, sobretudo quando já passaram vários anos. ZM

    ResponderEliminar
  2. Uma loucura, a vossa vida de globetroters!
    Espanta-me como vocês ainda tem gavetas, (memória), para guardar tão grande e variada tipologia de civilizações. Agora andam metidos com Kmers. Isso é Cambodja não é?
    Belo trabalho! Parabéns mais uma vez!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fazer a história desta viagem não tem sido muito fácil pois já passaram 5 anos e foi uma viagem tão rica em pormenores..
      Obrigada
      Bjinhos

      Eliminar