sexta-feira, 12 de abril de 2013

ANGKOR THOM - TEMPLO BAPHUOM


 Localizado em Angkor Thom a  noroeste de Bayon situa-se o Templo Baphuom. Construído no século XI, é um templo montanha de três camadas  construído como o Templo de estado de Udayadityavarman II  e dedicado  ao Deus Hindu Shiva.
O templo teria uma torre com cerca de 50 metros de altura.  No final do século XV, o Baphuon foi convertido em um templo budista. É o único templo da zona que pertenceu a duas religiões diferentes.
Foi então erigida, no segundo nivel, uma estátua de um Buda reclinado com 9m de altura e 70m de comprimento. Para tal foi necessário demolir uma parte da torre o que explica a sua ausência na actualidade..













 O templo foi construído em terreno muito arenoso, e devido ao seu imenso tamanho e instabilidade, já só se podem ver ruinas mas que são bem interessantes e fotogénicas.
Em 2010 houve grandes derrocadas pelo que tem estado interdita a visita...tivémos a sorte de ainda o podermos visitar...

1 comentário:

  1. Só a revisão através das fotos nos permite recordar estes templos, são tantos e tão magníficos que se tornam uma confusão. Mais de 200.

    ResponderEliminar