domingo, 11 de novembro de 2012

MOSCOVO: A PRAÇA VERMELHA

Mais uma viagem...desta vez o nosso destino era Moscovo onde permaneceríamos uns dias e em seguida faríamos um cruzeiro pelo Volga até S. Petersburgo..
Levámos um dia para chegar a Moscovo devido a não haver ligação aérea directa de Lisboa ( parece que agora já há).


Horas de espera em aeroportos...o que nos valeu foi que desta vez não íamos sozinhos. Iríamos viajar com casal muito amigo e simpático..



Moscovo  é a capital a cidade mais populosa e um importante centro político, económico, cultural, científico, religioso, financeiro Rússia . Moscovo é a megacidade mais a norte na Terra, a segunda cidade mais populosa da Europa e a sexta maior cidade no mundo...tínhamos muito para ver...



















Por onde começar? sem dúvida  pela célebre Praça Vermelha. Foi para lá que nos dirigimos cheios de expectativa..



Praça Vermelha é a mais famosa praça de Moscovo, conhecida pelos desfiles militares soviéticos durante a era da União Soviética.
A praça separa a cidadela real, conhecida como Kremlin, do bairro histórico de Kitay-gorod. Como as grandes ruas de Moscou partem da praça em várias direções, prolongando-se em rodovias para fora da cidade, a Praça Vermelha pode ser considerada como a praça central de Moscou e de toda a Rússia.
O nome de Praça Vermelha não deriva da cor dos tijolos ao seu redor, nem da associação da cor vermelha ao comunismo; na verdade, o nome surgiu porque a palavra russa красная (krasnaya) pode significar tanto "vermelho" como "bonito". A palavra foi empregada originalmente (com o sentido de "bonito") à Catedral de São Basílio, e foi mais tarde transferida à praça adjacente.
A Praça é enorme e ladeada por edifícios emblemáticos como o Museu de História Natural no  topo Norte.



Parte da Praça Vermelha é delimitada pelas muralhas do Kremlin , sede do governo russo e berço da cidade de Moscovo

Ao lado dessas muralhas foi erguido o mausoléu para descanso eterno do mais conhecido revolucionário bolchevique .Não é só Lenin que repousa por lá. Entre as muralhas e o mausoléu, outros ilustres personagens da história russa estão enterrados, como o ditador Josef Stalin e o grande herói nacional, o cosmonautaYuri Gagarin, o primeiro ser humano a viajar pelo espaço.






















Desafiando os líderes comunistas, do outro lado da Praça Vermelha, um luxuoso edifício abriga lojas ainda mais luxuosas. É o shopping GUM , antigo mercado municipal de Moscovo. Mesmo não tendo a carteira bem recheada, a visita ao GUM vale a pena devido à sua arquitectura.





1 comentário:

  1. As viajens diretas Lisboa-Moscovo foram inauguradas na data em que nós fomos lá, mais ou menos, mas quando o soubemos já tinhamos a viajem marcada com escala em Frankfurt. Moscovo é mesmo uma surpresa pela beleza e grandiosidade, os mais velhos têm a imagem, como eu, de uma cidade formal, lembram-se da Nikita? É muito agradável e seguro passear em Moscovo. ZM

    ResponderEliminar