sexta-feira, 23 de novembro de 2012

O METRO DE MOSCOVO

Moscovo é uma cidade que tem 15 milhões de habitantes tentando conviver no mesmo espaço. Esses 15 milhões de habitantes também possuem carros enormes com tração nas 4 rodas para aguentarem os cmeses de inverno rigoroso. Alguns milhões de motoristas desenfreados, ruas milenares, policiais que fazem vista grossa para as fileiras de carro em estacionamento triplo nas esquinas do centro da cidade ....claro que o trânsito em  Moscovo é terrivel! A qualquer hora,  em qualquer lugar… o transito simplesmente pára e não ha nada que se possa fazer.

Por isso a maneira mais fácil, prática  e barata para andar na cidade é o metro..

Moscovo tem um dos metros mais antigos do mundo, e que consequentemente tem também algumas das estações de metro mais bonitas do mundo!
Na verdade em muitas delas custa-nos a  acreditar que estamos numa estação de metro, dividindo o espaço com a massa trabalhadora da sociedade russa , mas  sim entrando numa festa de gala  nalgum salão nobre de um hotel 5 estrelas ou  numa residência real de qualquer lugar do mundo!
Em contrapartida os comboios, apesar de espaçosos são bem velinhos e precisam de um upgrade. 
As estações ficam a grande profundidade e por vezes levamos 2 minutos a descer as escadas rolantes que lhes dão acesso..
 Andar de metro em Moscovo nao é nada fácil para turistas não fluentes em russo!!!
Na entrada das estações do centro da cidade e áreas mais turisticas, até têm a versão “Ingles” dos nomes das estações em baixo dos nomes em russo mas  o mesmo não  acontece nas plataformas, nos vagões ou dentro das estações....


Seguramente uma das mais bonitas estações é  Komsomolskaya...
  Parece um palácio barroco e   simultaneamente uma galeria de arte com lustres , monumentais colunas de mármore, tectos arqueados e uma charmosa exposição artística inspirada no discurso de Stalin de 1941.

 














Outra estação menos luxuosa mas mais ao estilo soviético a estação Belorusskaya











A estação Киевская- Kyievskaya- foi construida em homenagem a cidade Ucrâniana Kiev, logo depois da morte de Joseph Stalin, por encomenda de seus sucessor Nikita Khruschev, com a intenção de sollidificar a importância da entrada da Ucrânia na URSS. Claro que o facto de que ele ser Ucrâniano de Kiev também ajudou…O que chama atenção nessa estação são os painéis em alto relevo que servem de moldura para mosaicos detalhadíssimos















A estação Новослободская- Novoslobodskaya-  destaca-se das demais por causa de seus 32 painéis de vidro colorido rectroiluminados .
Na epoca de sua construção a Russia ainda não tinha a “Tecnologia” de produção de vitrais, então cada pecinha destes painés foi feita na Letônia e transportado até Moscovo.
Cada um dos vitrais tem um desenho único e no fundo dos  corredores desta estação existem mosaicos com imagens de políticos e Russos ilustres.






Visitámos uma estação bem recente pois foi inaugurada em 2003, a estação de Park Pobedy. Com linhas modernas mas toda forrada a mármore em tons de castanho e creme o que a fazia muito fotogenica, muito clean...gostei muito desta estação pela sua simplicidade e pelas boas fotografias que me proporcionou..
Insiro um video com imagens das estações de metro russas retirado do youtube










1 comentário:

  1. Em Moscovo é melhor visitar as estações de metro que um museu, sem desprimor para estes, são únicas a nível mundial.ZZM

    ResponderEliminar