terça-feira, 13 de novembro de 2012

MOSCOVO: A CATEDRAL DE S. BASÍLIO


 A  atração mais conhecida da Praça Vermelha é a bela  catedral de São Basílio 




Esta inacreditavel Catedral  é 0 cartão postal mais conhecido de Moscovo, foi encomendada por ninguém menos que Ivan, o Terrível e construída num dos lados da Praça Vermelha, entre 1555 e 1561.
A catedral foi erguida para comemorar o sucesso da campanha militar do czar contra os Tártaros, em 1552, na sitiada cidade de Kazan.

Reza a lenda que, após pronta, Ivan mandou cegar seu arquiteto para que São Basílio permanecesse única em sua beleza.













O apelido “São Basílio” lfoi dado em homenagem ao “santo tolo”, Basílio, o Bem-Aventurado (1468-1552), que era imensamente popular entre a população de Moscovo
São Basílio é uma encantadora mistura de cores e torres em tijolos vermelhos. Compreende nove capelas separadas, cada uma delas com sua cúpula e cada uma comemorando um dos oito assaltos vitoriosos à cidade de Kazan. A nona capela foi erguida em 1588, para abrigar o túmulo de Basílio.








A planta da igreja foi baseada em muitos símbolos religiosos e pretendia ser uma representação da Nova Jerusalém – O Reino dos Céus, descrito no Livro das Revelações de São João Divino.
 As oito torres em espiral que culminam nas belas cúpulas em forma de bulbo, circundam a nona com a espiral mais alta, formando uma estrela de oito pontas.
A planta em forma de estrela carrega mais um símbolo: a estrela consiste em dois quadrados superimpostos, o que representa a estabilidade da fé, os quatro cantos da terra, os quatro Evangelistas e as quatro muralhas da Cidade Celestial.


A torre com o relógio que se pode ver nesta foto é a Torre do Salvador e pertence ao Kremlin




1 comentário:

  1. Não sei se sabem que estes monumentos com cúpulas são devidos à arquitetura ortodoxa, predominante na Rússia- Igreja Cristã Ortodoxa.
    A arquitetura é genèricamente mais rebuscada que na Igreja cristã ocidental a tal ponto que em geral estes templos não estão equipados com cadeiras ou bancos para os fieis, apenas altares. ZM

    ResponderEliminar