domingo, 18 de novembro de 2012

PASSEANDO POR MOSCOVO










Depois das visitas obrigatórias à Praça Vermelha e ao Kremlin, fomos passear por Moscovo e conhecer outros locais assinaláveis.parámos a apreciar o Mosteiro Donskoi onde está sepultado o  escritor russo Alexandre Soljenitsyn, Prémio Nobel da Literatura de 1970.











Este mosteiro fica situado junto ao parque Gorki e ao célebre Lago dos cisnes. O lago tem este nome pois foi neste local que Tchaikovsky se inspirou qpara escrever essa maravilhos obra.




A catedral do Cristo Salvador é um marco na cidade, não só pela sua beleza, mas também pela sua história incomum.A igreja original que existia no local foi destruída pelos comunistas em dezembro de 1931. A intenção era construir no mesmo local um "Palácio dos Sovietes", com uma torre de 415 metros de altura coroada por uma estátua de Lênin. Mas o plano nunca saiu do papel.








Nos anos 80 surgiu o movimento para reconstrução da catedral e em 1994. O governo de Moscou, já depois do fim do comunismo, decidiu apoiar a ideia. A obra começou no início de 1995 e foi completada só no ano 2000.






Outra paragem obrigatória foi na Universidade Estatal de Moscovo que é um dos  7 arranha céus mandado construir por Stalin. É uma das universidades mais antigas e a mais importantes da Rússia. Foi criada em 1755 e em 1940 recebeu o nome de Lomonosov, importante acadêmico russo.








O prédio principal da Universidade de Moscou é um arranha-céu com 240 metros. Foi concluído em 1953 e tem 36 andares.




Percorremos avenidas, jardins, monumentos...faltou conhecermos o teatro Bolshoi que estava tapado e em obras....

1 comentário:

  1. Conhecendo a ópera " O Lago dos Cisnes", sentimos-nos um pouco parte dela ao visitar este lago.
    Como já mencionei noutro comentário, o insólito para um ocidental é que as catedrais não se destinam a albergar os fieis mas apenas a locais de exaltação do culto, a catedral de Cristo Salvador é bem o exemplo disso, não diuspõe de grande espaço interior.ZM

    ResponderEliminar