sexta-feira, 30 de maio de 2014

AUSTRÁLIA E OS ANIMAIS - FAUNA TIPICA DESTE PAÍS

fauna da Austrália agrupa uma enorme variedade de animais únicos: 83% dos mamíferos, 89% dos répteis, 90% dos peixes e insectos e 93% dos anfíbios que habitam o continente são endémicos da Austrália  . Este alto nível de endemismo pode ser atribuído ao isolamento do continente, à estabilidade tectónica e aos efeitos de um padrão pouco usual das mudanças climáticas que afectaram o solo e a flora no decurso das eras

geológicas. Uma característica única da fauna australiana é a relativa escassez de mamíferos placentários, em oposição à abundância de marsupiais, um grupo de mamíferos que completam o seu desenvolvimento embrionário num marsúpio. 
Na Austrália vivem  numerosas espécies venenosas tais como o ornitorrinco, aranhas, escorpiões, polvos, medusas, moluscos e raias. Também possui mais espécies de serpentes venenosas do que inócuas, outro facto que mostra a singularidade da sua fauna







Animais como o coala ( um dos marsúpios mais conhecidos e acarinhados e que não é assim tão dócil como parece) o canguru( 50 espécies diferentes que exigem um controlo criterioso, dado o rápido crescimento e disseminação da população, e que nunca foi oficialmente declarado como emblema nacional da Austrália, embora todos o vejam dessa forma). o dingo( o cão selvagem australiano), o crocodilo-de-água-salgada ( o maior crocodilo do mundo, que pode alcançar 7 metros de comprimento) ,o pássaro-lira, o gato-tigre, a taipan-costeira ( a cobra mais venenosa do mundo), o curioso ornitorrinco ( mamífero cujo veneno nem sempre é mortal mas causa dores imensas por longo tempo, e é uma das mais estranhas criaturas do mundo animal) todos eles se passeiam pelos desertos do interior australiano, pelas zonas costeiras, pelos rios e, alguns, até pelas cidades.









No entanto para os conseguirmos ver tivemos que ir a um parque nos arredores de Sidney..
.


Como já referi numa mensagem anterior a jellyfish ou Vespa-do-Mar, é o ser vivo mais venenoso do mundo: corpo em forma de bola de basquetebol, com tentáculos que chegam aos 5 metros. O seu veneno mata em 2 minutos e uma única descarga pode vitimar 60 homens. Mesmo morta, o veneno continua activo por cerca de 24 horas.

Outro animal emblemático da Austrália é o Demónio da Tasmânia, herdeiro do extinto Lobo da Tasmânia (o último exemplar morreu em cativeiro, em 1936), nome derivado da forma como a espécie comunica entre si: com guinchos (“gritos”), que os aborígenes consideram ser a “fala” dos demónios, e por apresentar as orelhas vermelhas quando irritado ou prestes a atacar. É o maior marsupial carnívoro que existe hoje neste território.


Outro animal interessante é o Wombat - são quadrúpedes atarracados, com aproximadamente 1 metro de comprimento, com uma cauda curta e grossa.Os wombates cavam sistemas de tocas e túneis com seus dentes incisivos semelhantes aos dos roedores e com suas poderosas garras. Uma adaptação distinta dos wombates em relação aos outros marsupiais é o facto da abertura da sua bolsa ser virada para trás, assim, não há o problema de cair terra sobre o filhote enquanto a fêmea escava.Têm um metabolismo extraordinariamente baixo, levando aproximadamente de 8 a 14 dias para completar a digestão, o que os ajuda a sobreviver em condições áridas.
Wombat







1 comentário:

  1. Estão lindas as fotos e muito interessante os comentários que as complementam :)

    ResponderEliminar