

geológicas. Uma característica única da fauna australiana é a relativa escassez de mamíferos placentários, em oposição à abundância de marsupiais, um grupo de mamíferos que completam o seu desenvolvimento embrionário num marsúpio.
Na Austrália vivem numerosas espécies venenosas tais como o ornitorrinco, aranhas, escorpiões, polvos, medusas, moluscos e raias. Também possui mais espécies de serpentes venenosas do que inócuas, outro facto que mostra a singularidade da sua fauna




.
Como já referi numa mensagem anterior a jellyfish ou Vespa-do-Mar, é o ser vivo mais venenoso do mundo: corpo em forma de bola de basquetebol, com tentáculos que chegam aos 5 metros. O seu veneno mata em 2 minutos e uma única descarga pode vitimar 60 homens. Mesmo morta, o veneno continua activo por cerca de 24 horas.
Outro animal emblemático da Austrália é o Demónio da Tasmânia, herdeiro do extinto Lobo da Tasmânia (o último exemplar morreu em cativeiro, em 1936), nome derivado da forma como a espécie comunica entre si: com guinchos (“gritos”), que os aborígenes consideram ser a “fala” dos demónios, e por apresentar as orelhas vermelhas quando irritado ou prestes a atacar. É o maior marsupial carnívoro que existe hoje neste território.
Outro animal interessante é o Wombat - são quadrúpedes atarracados, com aproximadamente 1 metro de comprimento, com uma cauda curta e grossa.Os wombates cavam sistemas de tocas e túneis com seus dentes incisivos semelhantes aos dos roedores e com suas poderosas garras. Uma adaptação distinta dos wombates em relação aos outros marsupiais é o facto da abertura da sua bolsa ser virada para trás, assim, não há o problema de cair terra sobre o filhote enquanto a fêmea escava.Têm um metabolismo extraordinariamente baixo, levando aproximadamente de 8 a 14 dias para completar a digestão, o que os ajuda a sobreviver em condições áridas.
![]() |
Wombat |

Estão lindas as fotos e muito interessante os comentários que as complementam :)
ResponderEliminar