segunda-feira, 12 de maio de 2014

A ÓPERA DE SIDNEY E A HARBOUR BRIDGE


A  Ópera de Sydney é um dos edifícios de espectáculo mais marcantes a nível mundial, e um dos símbolos da Austrália, 
A construção, projetada por Jørn Utzon, começou em 1959 e está localizada sobre a Baía de Sydney. É um postal muito conhecido desta cidade e foi emocionante ver "ao vivo"..foi o concretizar de um sonho..

Uzon ganhou o concurso internacional de arquitectura para a Ópera de Sydney em 1957, aos 38 anos. Havia 232 candidatos e terá sido o arquitecto finlandês Eero Saarinen, que fazia parte do júri, a apoiar o seu projecto. Fez a obra com o engenheiro anglo-dinamarquês Ove Arup e o edifício demorou anos a ser construído (de 1956 a 1973). A polémica instalou-se e, em 1966, quando Jorn Utzon abandonou a direcção da obra e a Austrália, para onde se tinha mudado com a sua família.
As razões deste afastamento terão sido as divergências que o arquitecto teve com o seu cliente por causa da acústica e da derrapagem no orçamento (em mais de mil por cento).
Quando o edifício da Ópera de Sydney ficou concluído em 1973, constituiu uma marca geográfica, na verdadeira acepção da palavra, que colocou a Oceania no mapa mundial. A Ópera de Sydney tem cerca de 1000 divisões, incluindo cinco teatros, cinco estúdios de ensaio, dois auditórios, quatro restaurantes, seis bares e numerosas lojas de recordações.




Sydney Harbour Bridge , sobre a Baía de Sydney, liga o centro financeiro de Sydney com a costa norte, residencial e comercial.
Concluída em 1932, demorou 8 anos a ser construída. O comprimento total do tabuleiro principal são 1 149m. O arco que suporta o tabuleiro, tem um comprimento de 503m e um peso de 39 000 toneladas. O ponto mais alto do arco está 134m acima do nível do mar.
A ponte era a estrutura mais alta da cidade até 1967. De acordo com registros do Guinness Book, é a ponte mais larga e também é a ponte de arco em aço mais elevada do mundo. É também a ponte em formato de arco mais longa do mundo.


Estas duas estruturas complementam-se em beleza e o que seria de Sidney sem eles?

1 comentário:

  1. A 2ª foto mostra o verdadeiro ex-libris de Sydnei. Sem dúvida que é belo e invulgar.

    ResponderEliminar