segunda-feira, 1 de outubro de 2012

INDIA: FORTE AMBER (1)

Madrugámos para irmos visitar o Forte Amber a 11 km de Jaipur. Quando chegámos a fila para apanhar o elefante que nos levaria ao Forte era enoooorme...2h de espera...
Olhávamos com uma certa inveja para os que já subiam a ladeira até ao forte...

Quando estávamos a chegar à zona de "embarque" os elefantes estavam cansados e foram comer...demos uma volta pela cidade enquanto aguardávamos a boleia..






Finalmente a nossa vez chegou..e lá fomos balançando docemente...



















O Forte Amber, apesar dos tons terrosos e amarelados, não se chama “Ambar” por causa da cor, e sim por causa do nome da cidade onde foi construido – e é impossivel ignorar sua grandiosidade e seus muros que se estendem pela paisagem da cidade.
O forte na verdade é uma coleção de templos e palacios confinados entre as paredes de seus 6 quiometros de muralhas, e é impossivel não nos perdermos nos seus jardins, fontes, templos e salões majestosos.




Hoje o Forte funciona apenas como um museu, mas nos seus tempos aureos, as entradas e portões eram definidas de acordo com sua casta e seus escalão social e cheio de passagens secretas e salões exclusivos.
Além disso, o  forte Amber  está ligado com o Forte Jaigargh, ( na serra em frente..)construido em 1726 para defesa dos Palacios de Amber e da familia real. Nesta foto panorâmica ( em baixo) pode-se observar a ligação ao outro forte e imaginar as dificuldades que terão tido nessa construção





O interior do forte é incrivel, e passamos horas e mais horas analisando cada detalhe e cada entalhe de suas paredes – com relevos em marmore maciço, pedras semi-preciosas e e cores de origens naturais (as principais materias primas na “decoração” do forte foram frutas, vegetais e oleo de coco, que criavam pigmentos e fixadores que resistem até hoje!





Uma das áreas principais do forte é o salão dos espelhos (nome oficial Sheesh Mahal), onde o Raja (Rei) recebia seus súbditos especiais para audiências privadas ou para impressionar outros cefes de estado.
O salão demoru cerca de 6 anos pra ser construído e é inteiramente decorado com mini espelhos, todos importados da Bélgica,  e pedras semi-preciosas.
















1 comentário:

  1. Faltou apenas acrescentar que frustrados pela oportunidade de fazer a viagem, nós e os guias, estes nos proporcionaram uma alternativa andando de elefante nas estrebarias, pelo que fizemos 2 passeios. Voltámos ao local de embarque e apanhámos uma elefantada. ZM

    ResponderEliminar