sábado, 13 de outubro de 2012

A CAMINHO DO TAJ MAHAL

Tínhamos chegado a Agra ao anoitecer e a primeira coisa que fiz foi ir ao terraço para ver o Taj Mahal. Foi assim que me comecei a apaixonar por este monumento apesar de ver só uma parte e o tempo estar enevoado..


Na manhã seguinte iríamos madrugar pois antes das 6h da manhã íriamos apanhar o bus oficial e único meio de transporte permitido, que nos levaria até à zona onde começava a  fila  que aguardava a abertura dos portões .  Segundo a tradição, às seis horas da manhã a temperatura e a luz do sol tornam a visita ao Taj, para além de confortável, mais impactante. 
A ansiedade cresce à medida que vamos passando as diversas barreiras de segurança



 A cada hora do dia o Taj assume  diferentes cores: no alvorecer adquire o tom perola; ao meio-dia uma brancura deslumbrante; nas noites de luar um esplendor lúgubre e cintilante.  Todavia, nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde é quando o Sol o ilumina com suavidade e ele assume seu tom mais encantador: um rosa tão pálido quanto delicado...por isso nos levantámos tão cedo...embora quase nem tenha dormido devido a estar prestes a realizar um dos meus maiores sonhos..

Quando chegámos ao portão Darwaza de arenito vermelho e com incrustações de pedras preciosas ficámos já maravilhados..

 O arco principal emoldura e enquadra na perfeição o mármore branco e reluzente do imponente Taj.  Magicamente forma uma das mais belas composições e introduz -nos  numa das mais notáveis obras arquitetônicas do planeta. O portão magnífico não serve apenas para proteger o monumento, ele prepara o visitante para viver o momento de maior impacto: o primeiro encontro com o Taj Mahal.  



O impacto do primeiro encontro é uma experiência emocional, intelectual e física inesquecível e incomparável.  A imponência do Taj, ali emoldurado pelo lindo arco de arenito vermelho do darwaza - o portão principal - tira o fôlego a qualquer indivíduo, arrebata por uns momentos as nossas emoções . O que sentimos não é possível traduzir.  Algo de transcendente acontece nos nossos corações quando cruzamos o portão e avistamos a alvura do imponente mausoléu.
Nem consegui tirar uma fotografia apresentável...

                                                                                                                         continua.......

1 comentário:

  1. É defacto intensa a primeira visão do monumento, não pela grandiosidade em termos de tamanho, nada de especial. menor que a Batalha, mas se no mundo existe algo de perfeito acho que é este monumento. A empatia que cria no visitante é única.ZM

    ResponderEliminar