sábado, 7 de setembro de 2013

KYOTO - O TEMPLO DOURADO


Kyoto é uma das cidades japonesas mais interessantes. Por vários séculos, foi a capital do país, residência do imperador e o centro cultural do Japão.
Palácios, templos e toris (portais de madeira que indicam os ambientes sagrados), herança da riqueza e tradição japonesa, estão por toda parte. Por isso, não é de se estranhar que Kyoto seja conhecida como a “cidade dos mil templos”. Contudo, essa é apenas uma expressão de linguagem. Não existem mil templos por lá. Pelo contrário existem muitos mais .... calcula-se que o número seja entre dois e três mil templos budistas e santuários xintoístas
O templo zen budista Kinkaju-ji, um símbolos da cidade de Kyoto, é imperdível!
A história do Kinkaku-ji  inicia-se em 1397, quando o local ainda era uma casa de campo de um poderoso estadista . Nessa época a propriedade foi comprada pelo Shogun Ashikaga Yoshimitsu e transformada no complexo Kinkaku-ji. Em 1408, antes de morrer, Ashikaga pediu que seu filho transformasse o prédio num templo budista.Quando aconteceu a Guerra Onin (1467-1477), todas as outras construções fora o pavilhão principal foram queimadas. O pavilhão resistiu até 1950, quando um jovem monge, Hayashi Yoken, incendiou o prédio.
A estrutura do templo atual data de 1955, quando foi reconstruído. O templo possui três andares, cada um com um estilo diferente e tem uma altura de 12,5 metros. Rodeando o templo existe um enorme jardim panorâmico (Kaiyu-Shiki-Teien) que se integra de uma forma muito bonita com o andar inferior. Além disso, o templo estende-se até uma lagoa, chamada Kyoko-chi (Lago Espelho), que reflete a imagem do prédio .


Os dois andares superiores estão cobertos com  puras folhas de ouro, sendo esse o motivo do nome Kinkaku-ji (Templo do Pavilhão Dourado). O ouro tem um simbolismo, que é o de purificar qualquer pensamento negativo e sentimentos em relação à morte. Além disso é um espectáculo quando os raios do sol iluminam o topo do templo e se refletem no lago. E para completar, no topo tem uma estátua de uma fênix também feita de ouro.
 Este templo ser uma verdadeira obra de arte na cultura e história japonesa.



1 comentário:

  1. Este jardim com o templo dourado no meio é qualquer coisa de belo.

    ResponderEliminar