quinta-feira, 19 de setembro de 2013

KYOTO - OS MERCADOS JAPONESES

Há quem diga que para se conhecer um país/cidade tem que se visitar um mercado tradicional..temos feito isso em quase todas as viagens e que diferentes eles são...
O que se podia esperar de um mercado japonês?
- organização, limpeza, boa apresentação?...sim foi tudo isso que encontrámos..o mercado de Kyoto foi o mercado mais bem " apresentado" dos que já tínhamos visitado. Não era mercado "para turista ver", mas sim o mercado onde os habitantes se íam abastecer..tudo extremamente arranjado, apresentado. Nem na zona do peixe se sente o cheiro dele e confesso que me fez falta..não vi os japoneses a escolherem com a mão legumes ou apalparem a fruta para verem se estava madura.
Vendedores muito gentis que não oferecem os produtos com pregões..aliás há um quietude generalizada..uma tranquilidade estranha...não há atropelos..tudo no seu lugar...organização a mais para o meu espirito um pouco irreverente...
Senti saudade da vivacidade dos nossos mercados...










Muito legume exótico e peixe estranho, ervas aromáticas desconhecidas e sem termos possibilidade de descobrirmos pois todos os letreiros só estavam escritos em japonês...

1 comentário:

  1. Tenho dificuldade em recordar este mercado pois vem-me à memória Tóquio. Parece que são muito semelhantes e talvez se deva a isso a minha dificuldade. No Japão é tudo semelhante porque muito disciplinado.

    ResponderEliminar