sexta-feira, 20 de setembro de 2013

SANTUÁRIO HEIAN JINGU EM KYOTO

Localizado em Kyoto, o Heian Jingü é um templo xintoísta construído em 1895 para comemorar o 1.100º aniversário de Heiankyò, antigo nome de Kyoto. É dedicado aos imperadores Kammu e Komei e seu torii (portão do santuário) é um dos maiores do Japão. O edifício principal, o shaden, foi concebido para imitar o Palácio Imperial de Kyoto.


UM Torii é formado por dois pilares verticais unidos no topo por uma trave horizontal chamada kasagi, geralmente mais larga que a distância entre os postes. Sob a kasagi há outra trave horizontal, chamada nuki, que une os dois pilares. Em torno desta estrutura básica pode haver muitas variações que dependem do estilo arquitetônico de cada santuário e também de sua divindade principal, saijin.




Pintado de vermelho  marcante é talvez o maior complexo de Kioto e tem um enorme espaço aberto  que cansa qualquer visitante quanto mais uma turista já estafada como eu. Apenas o desejo de fotografar este santuario que é um dos mais fotogênicos de Kyoto me fez atravessar seu pátio desde o portão de acesso

 O ambiente do santuário é bastante zen, o que significa ter amplos espaços cobertos com pedras, como o Jardim Shin-  os dois lagos com flores e um pavilhão em que se pode sentar e relaxar.


1 comentário:

  1. Kyoto, Kobe, Osaka, três cidades próximas e que para um visitante são difíceis de individualizar pois as três são muita coisa junta.ZM

    ResponderEliminar