quinta-feira, 5 de setembro de 2013

KOBE : A CIDADE MAIS " CLEAN" DO JAPÃO

As cidades japonesas sempre foram reconhecidas pela limpeza das suas ruas,praças, parques, monumentos..
Na última pesquisa realizada pela consultoria americana, Mercer,onde se traçou um perfil das cidades do mundo quanto à qualidade de vida, Kobe foi considerada a 9ª cidade mais limpa do mundo
















Um grande ponto a favor deste ambiente " clean" são os vários sistemas programados para manter o trafego  em movimento constante garantindo uma menor emissão de poluentes pelo facto de não haver congestionamentos..
Há vários níveis de rodovias ( por vezes 3 níveis) consoante a deslocação se faz no interior da cidade ou para zonas mais distantes.
Nesta cidade como em muitas outras do Japão os trabalhadores deslocam-se nas suas bicicletas para o emprego e quando as estacionam não colocam cadeado...não têm medo que as roubem..


foto retirada da net
 Em 1995 Kobe foi quase totalmente destruída por um terrível terramoto que vitimou milhares de pessoas.

Foi reconstruída tornando-a mais moderna, com excelentes infra estruturas, tecnológica e sustentável.
foto retirada da net
Tornou-se assim a 9ª cidade mais clean do mundo e agora estudam-se os pontos "fracos" para que chegue ao 1º lugar dessa lista.
Um dos problemas é a zona envolvente ao porto de Kobe, que sendo um dos maiores do mundo, visitado diariamente por milhares de cidadãos de vários países, que nem sempre estão consciencializados para a limpeza ambiental



1 comentário:

  1. As vias em triplo nível foi a coisa que mais me entusiasmou eM Kobe. É extraordinária a fluidez de trãnsito num local onde tinha tudo para ser muito complicado. A circulação faz-se com razoavel rapidez e sem acidentes, não vi um só veiculo acidentado.

    ResponderEliminar