sábado, 1 de junho de 2013

AS CRIANÇAS MASAI

As crianças Masai brincam livremente nos terrenos circundantes da aldeia com brinquedos "antigos" como peões, rodas de bicicletas e tomam conta de animais ao mesmo tempo que lhes fazem judiarias..muitas vezes descalços, cheios de pó, não se importam com as moscas que posam insistentemente nas suas faces..Não sabem o
que é a internet, um ipad ou um telemóvel...mas todos eles têm um sorriso rasgado e olhos brilhantes...são felizes!!





Algumas das crianças têm um ou dois dentes incisivos centrais superiores extraídos. Tal facto serve para facilitar a alimentação dos bebês ou crianças pequenas caso adoeçam com tétano, cujo primeiro sintoma apresentado é o trismo (travamento das mandíbulas)




 A circuncisão é realizada nos meninos (que são proibidos de fazer qualquer ruído durante a cerimônia) e aclitoridectomia (remoção do clitóris) nas mulheres durante a puberdade.
Várias organizações mundiais lutam para que parem com estas tradicionais atrocidades 



A tribo que visitámos (com 140 masai)  já possui uma escola com um professor, onde as crianças aprendem inglês e se preparam para quando forem mais velhas irem frequentar uma escola mais avançada que fica a mais de 10km de distância.
A escola

Actualmente alguns jovens Masais já freqüentam  escolas superiores e misturam-se entre os comuns com roupas convencionais. Muitos até desempenham papel importante nas capitais com cargos burocráticos, mas jamais deixam de assumir as suas origens. 


1 comentário:

  1. A foto supra é da escola, vejam a pobreza mas simultãneamente a alegria que estas crianças exibiam. Para ser feliz não é preciso ser rico. ZM

    ResponderEliminar