segunda-feira, 3 de junho de 2013

AS CABANAS MASAI- ENKAJI

Sendo nómadas, os masai constroem casas temporárias com esterco de vaca e barro e estacas de acácias. As casas são construídas num círculo, e à noite, as vacas são conduzidas para o centro, protegidas dos animais selvagens. Um grupo de cabanas é construído dentro de uma área fechada por cercas espinhosas, formando uma aldeia que é chamada de "Enkang". Eles permanecem nestas aldeias enquanto seu gado tem possibilidade de pastar,  quando as pastagens secam mudam de local.


Estas casas - as enkaji- são construidas pelas mulheres e em cada uma vive uma família.
Fomos convidados  para entrar nuaa ENKAJI, uma honraria concedida a poucos mortais. Tivemos de entrar agachadospelo pequeno orifício de acesso. Ficámos surpresos ao perceber que lá dentro também não dava para ficar em pé.


Foi necessário esperar alguns minutos até que a nossa vista se acostumasse minimamante à penumbra do interior. Minúsculos orifícios permitem que tímidos raios de sol penetrem na rústica vivenda.


















Alguém me disse que podia tirar fotografias.Clikei ao acaso pois a escuridão era enorme. Quando o flash disparou assustei-me terrivelmente..à minha frente sentado na "cozinha" estava um habitante...o susto foi mútuo.como se pode ver na foto


Foi quando então consegui enxergar que o ambiente estava dividido em três cubículos: dois deles com o chão forrado de pele de carneiro.
Num deles, sobre a pele de carneiro dorme a esposa com os filhos pequenos, no outro dorme o chefe da família. No central fazem a fogueira e ali se cozinha. Não há armários..nada..a não ser lenha e uns poucos utensílios de cozinha bem rudimentares..
Deixámos a zona residencial e fomos conhecer outros costumes desta tribo

Sem comentários:

Enviar um comentário