sexta-feira, 14 de junho de 2013

OS LEÕES DE NGORONGORO

As paredes de 600 metros de altura não compõem uma barreira geográfica ao trânsito de muitos animais, já que acontecem migrações. Leões que ali nasceram, marcados por pesquisadores, foram encontrados no Parque Nacional do Serengeti, que fica a mais de 100 quilometros.





 O mais comum, porém, é que esses animais permaneçam ali mesmo, pois embora os carnívoros ocupem grandes áreas, o espaço dentro da cratera é suficiente.










Por isso, e porque é raro leões de fora entrarem lá, existe o problema da consangüinidade entre os leões da cratera. Ou seja, de tanto se cruzarem entre si mesmos, têm parametros genéticos muito parecidos e são mais frágeis — uma mudança ambiental, por exemplo, poderá dizimá-los.Em 1962, a população de 70 leões teria sido reduzida a 10 devido  a ataques cíclicos de moscas do género stomoxys. Em 2001, um novo surto matou quase uma dezena de animais. Hoje, calcula-se que a população esteja entre 60 e 80 leões, mas os problemas genéticos ainda não foram resolvidos.















Estavam ( 8 no total) pachorrentamente deitados no trilho, interrompendo o "trânsito"...faziam a digestão pois a caçada da noite devia ter sido muito eficaz.





Um deles acordou, resolveu levantar-se , "cumprimentou" ternurentamente o/a amigo/a ..








...passou pelo nosso jipe. Tive a tentação de lhe tocar pois bastava colocar a mão de fora da janela que estava ( e não devia..) aberta. O guia deve ter lido os meus pensamentos pois mandou-nos estar bem quietos...eu acho que deixei de respirar..










Foi-se deitar à sombra do jipe..para ele os carros são animais  pacíficos que não vale a pena atacar pois não são comestíveis...não podem é perceber que dentro dos jipes vão bons petiscos...







Num instante estávamos rodeados pelos 8 leões. Esperámos que eles se cansassem de ali estar o que não aconteceu. Muito devagar o "animal" jipe movimentou-se e lá conseguimos prosseguir viagem...foi um momento inesquecível...

1 comentário:

  1. Para um Sportinguista ferrenho, como o Matita, deve ter sido um ou vários momentos inolvidáveis.
    Grande e bela reportagem!
    Abraço aos Amigos
    Noca

    ResponderEliminar