quarta-feira, 5 de junho de 2013

TRIBO MASAI - TRADIÇÕES E CULTURA

Os Masai cozinham no chão e para tal fazem fogueiras. Claro que não usam fósforos para atearem o fogo mas conseguem- no friccionando vários paus..










Quando chegámos à aldeia estavam a assar carne numa dessas fogueiras que distribuíram por um grupo de  que estavam sentados à sombra de uma árvore.

Cordialmente ofereceram-nos um pedaço. O meu marido comeu e disse que estava muito saborosa...para mim foi um momento bem embaraçoso pois não podia recusar mas a carne estava em sangue e tinha um aspecto que não me agradava muito. Todos olhavam para mim e eu com cara de enjoada de certeza, embora pensando na doença intestinal que iria apanhar, lá meti o pedaço de carne na boca e com subtileza ( acho eu..) tirei-o e deixei ficar escondido na mão até me conseguir livrar dele ( com remorsos)..
Os remédios naturais

Os habitantes desta aldeia estavam divididos por faixas etárias. Os que tinham 40-50 anos já considerados com bastante idade confraternizavam de baixo de uma árvore. Os que teriam idade à volta dos 60 anos debaixo de outra e os anciões ( com 70 anos já se considera muito idoso) mais  conversavam mais afastados dos grupos anteriores.


Por serem nómadas e morarem em locais bem isolados e distantes de hospitais, eles fazem os seus próprios remédios: para a dor de cabeça, dor nas costas e joelhos (já que dão muitos pulos como forma de competição nas suas cerimônias),para ajudar no parto e um especialmente pra dar conta das 10 mulheres (que alguns possuem) durante a mesma noite.
Os masai são poligâmicos e quando se casam devem dar 10 vacas para a família da mulher (ou seja, quanto mais vacas tiver, mais mulheres poderá adquirir).
Saitoti, o nosso anfitrião (falava um inglês perfeito) já tinha uma mulher e uma filha e no próximo ano iria casar outra vez pois estava a acumular e quase a atingir o número de vacas necessárias para tal..



Os casamentos são planeados, marcados por um homem que desenha um X vermelho na barriga de uma mulher grávida solteira. Se ela recusar, será desligada de sua casa. As mulheres só se podem  casar uma única vez na vida.
Os homens podem-se  "divorciar" mas terão que dar ao sogro o número de vacas pelo qual tinham comprado a esposa..
Os jovens Masais que foram circuncidados no mesmo ano permanecerão num mesmo grupo para o  resto de suas vidas. Eles ajudar-se-ão mutuamente e 
colocarão suas casas e esposas a disposição uns dos outros.








Quando a visita estava a acabar as mulheres da tribo mostraram-nos  obras de artesanato fabricadas por elas - pulseiras, colares e brincos bem coloridos cheios de missanagas como os que eles usam. Impossivel resistir..e foi uma forma mínima de os ajudar e agradecer tanta gentileza




Foi sem dúvida uma experiência intensa que nunca esquecerei ..Adorei ver os nossos nosmes gravados no braço do nosso guerreiro ..Adeus Saitoti!!!!!!!









1 comentário:

  1. Esta visita foi realmente interessante. O que mais me chamou a atenção foi o modo como acendiam fogueiras. Num ápice friccionavam madeiras macias com outras mais duras e o fogo nasce, terá sido assim que nasceu o fogo para a humanidade? É uma possibilidade interessante.ZM

    ResponderEliminar