quinta-feira, 11 de outubro de 2012

AGRA E O SEU FORTE ( continuação)

O Jahangiri Mahal é o edifício mais proeminente da fortaleza de Agra pois apresenta um curioso estilo ecléctico juntando talentosamente as arquiteturas hindu, mogol e persa.
Este palácio tem de um lado  vista paro rio e do outro lado para  um belo jardim.













 Nas salas do interior os mármores claros e as incrustrações em estuque de baixo relevo, as talhas e as pinturas ornamentais, proporcionam uma atmosfera luminosa.






 O pátio de mármore tem o desenho de um tabuleiro de pachisi, um jogo semelhante ao gamão, onde dançarinas faziam o papel das peças do jogo.

É neste pátio  que se situa  Musamman Burj, a torre octogonal - um das mais bonitas edificações do complexo -, o lugar onde Shah Jaham passou aprisionado seus últimos anos, olhando para o mausoléu de sua amada, o Taj Mahal, do outro lado do rio.
Quarto habitado por  Shah Jaham  enquanto estava aprisionado na torre







Desta janela olhava para o belo monumento onde jazia a sua amada sentindo-se injustiçado por o terem impedido de construir em frente ao Taj Mahal do outro lado do rio um mausoléu igual mas em mármore preto...o seu mausoléu..
O povo vivia miseravelmente e o preço desta construção era proibitivo..mas talvez ficasse o mais belo local da terra..eu consigo visualizar...







Hoje a vista continua soberba mas a poluição do ar quase esconde aquele monumento

1 comentário:

  1. SAHA JAHAN foi o apaixonado que mandou construir o TAJ-MAHAL em honra da sua esposa e foi um dos seus filhos que o mandou aprisionar como louco.ZM

    ResponderEliminar