quarta-feira, 26 de setembro de 2012

INDÍA: JAIPUR - A CIDADE ROSA

 A cidade que outrora tinha sido a capital da realeza, conhecida como a Cidade dos marajás, é hoje a capital do Rajastão.
 É conhecida como "A cidade rosa", já que em 1876 o seu marajá a  mandou pintar dessa cor, para a visita do Príncipe de Gales.  A cor rosa é associada a hospitalidade e boas-vindas, e desde então a cidade preservou essa cor
A primeira visita que fizemos foi a Hawa Mahal,  vulgarmente conhecido como o Palácio dos Ventos




Construído no final do século XVIII pelo marajá Sawai Patrap Singh, o palácio dos ventos é um dos mais fascinantes monumentos da Índia. Situado na parte mais antiga da cidade, ele surpreende com as 953 pequenas janelas espalhadas por sua fachada,  de arenito vermelho que se estende com a forma das penas do macho do pavão real. O tamanho e a quantidade dessas janelas não foram uma escolha decorativa. Elas foram criadas especialmente para que as mulheres do harém do marajá pudessem observar as ruas sem que ninguém as vissem.  Com cinco andares, o palácio dos ventos tem uma lateral bastante estreita. Quando o vento sopra, ecoa uma suave melodia de seu interior. Sua cor, que acompanha o colorido de Jaipur, foi obtida com a utilização do arenito rosa, abuntande em todo Estado do Rajastão.
A zona mais importante da cidade onde se localiza o palácio real está "estranhamente" limpa...e é deslumbrante..











No edifício central , a beleza das arcadas..





















Duas das portas de entrada para o palácio
 O Palacio Real (City Palace em Ingles e Chandra Mahal ou Mubarak Mahal em Hindu) é ate hoje a residencia da familia Real de jaipur. O Maraja ja nao governa desde a independencia da India em 1947, mas a familia ainda é considerada “real” e ainda habita parte do Palacio.

1 comentário:

  1. `´E um contraste impressionante, os palácios muito e muito luxuosos e as ruas e as pessoas, muitas e muito miseráveis. O mais amplo que até hoje encontrei no mesmo espaço. A cidade de Jaipur é, apesar de tudo, grandiosa.ZM

    ResponderEliminar