sexta-feira, 28 de setembro de 2012

JAIPUR: JANTAR MANTAR

Jantar Mantar é um observatório astronómico que está situado na saída norte da cidade de Jaipur, em Rajastão. É uma exposição ao ar livre de instrumentos de cálculos astronómicos enormes, construídos por um marajá  que gostava muito de astronomia, Jai Singh II, no séc. XVIII. Mandou construir dois exemplares destes instrumentos de cálculo: um para ele e outro para a cidade de Déli, que nesta altura era a capital do império Mogol.
O observatório conta com uns quinze instrumentos que serviam para medir o tempo, as horas, prever os eclipses do sol e da lua, calcular o movimento dos planetas, a nossa localização na terra, o nosso movimento relativo em relação aos outros astros do sistema solar. 


Foi construído parcialmente em mármore e talhado em pedras da região- Cada instrumento tem a sua graduação e mede vários metros de altura!


Sentimo -nos como  pigmeus dentro da caixa de ferramentas de um gigante fascinado pela astronomia! O tamanho enorme dos objectos permite obter medidas e previsões mais exactas do que com instrumentos de tamanho humano. Hoje em dia, com toda a tecnologia, estão obsoletos.

2 comentários:

  1. Pensava ter visto este espetacular parque científico em Bangkok mas afinal parece que foi na India. Fiquei maravilhado com ele.ZM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Andas sempre baralhado...que seria de ti sem mim????temos que ir fazer outra viagem para eu te orientar!!!!!!

      Eliminar