sexta-feira, 18 de julho de 2014

OS MAORIS - POVO NATIVO DA NOVA ZELÂNDIA

A Nova Zelândia foi um dos últimos lugares da Terra a ser descoberto e colonizado.
Māoris são os tangata whenua, o povo nativo da Nova Zelândia. Eles chegaram aqui há mais de 1000 anos , vindos de Hawaiki sua terra natal mítica polinésia. Hoje os māoris compõem 14% da população e  a sua história, língua e tradições são fundamentais para a identidade da Nova Zelândia


Durante toda a viagem ouvimos o Te Reo Māori, o idioma maori  e até aprendemos alguns desses termos e frases como "kia ora" - olá! 
Fomos a uma aldeia Maori a TAMAKI MAORI VILLAGE e foi  a experiência cultural mais intensa que tivemos na Nova Zelândia, uma imersão completa na história dos Maoris. Foi uma recepção  interessantíssima, onde assistimos ao desafio dos guerreiros com seus gestos desaforados, a saudação tradicional Hongi, nariz com nariz, uma festa hangi confeccionada num forno subterrâneo de pedras quentes e um festival musical com canções e danças tradicionais.
THE WAKA (a viagem autocarro)  para “Tamaki Maori Village”, o guia que era um dos anfitriões Maori foi-nos dando instruções



TE WERO (O DESAFIO)- Ao chegarmos à aldeia ninguém pode  entrar na vila fortificada até que a Powhiri (boas-vindas formal) tenha sido executada. Ao entrarmos nesses lugares sagrados, é usual que a tribo anfitriã envie um desafio de paz. 
MARAE (THE VILLAGE) O “Karanga” ou chamado de boas-vindas, irá ecoar através do pátio, seguido da Powhiri (dança de boas- vindas). Nesa altura estamos aptos a pisar o solo da vila, onde o “Tangata Whenua” ou povo da terra nos dá as boas vindas.


WHARENUI (A CASA GRANDE) A partir da vila,  entramos na casa de reuniões. 
HANGI (FORNO DE TERRA) Chegou a hora do jantar – o tradicional HANGI, que esteve debaixo da terra sobre pedras quentes durante três ou quatro horas. Este é o antigo e tradicional método de cozimento dos Maori.
WHAREKAI (O SALÃO DE REFEIÇÕES) é a enorme  sala de jantar


POROPOROAKI (CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO)
A noite termina com a “Poroporoaki”, a cerimônia oficial de encerramento. Ouvimos waiata (canções) e whaikorero (discursos) e finalmente fomos levado num clima de alegria contagiante e divertidissimo de volta para o hotel
Uma noite que nunca irei esquecer!!!

1 comentário:

  1. A Nova Zelândia em geral e Rotorua em especial têm muitas coisas interessantes. A mais interessante para mim é porem a serenidade que reina em todo o país; não existem autóctones e colonos, a harmonia conseguiu amassar todos e nada de negativo se nota na harmonia vivencial. Trabalha-se muito a sério.

    ResponderEliminar