quarta-feira, 23 de julho de 2014

CULTURA E HÁBITOS DOS MAORI

A cultura e hábitos Maoris são ricos e bastante interessantes, sendo eles portadores de extrema espiritualidade. Tudo presente na natureza é sagrado, representa deuses, e está vivo. Uma montanha, por exemplo, pode ser irmã de outra, e tudo o que existe possui um espírito chamado Mana, até mesmo objectos fabricados. Se a Mana for tocada por pessoas não autorizadas, pode ir embora e trazer desgraça para uma tribo. Até mesmo uma simples lagartixa, é considerada emissária do Deus Whiro, e pode sorrateiramente entrar em seu corpo para sugar sua energia vital.
Uma tradição muito interessante é o Hongi ,  o cumprimento oficial Maori. Toca-se o nariz da outra pessoa com o seu próprio. 


A Haka é um mantra de Guerra, em que uma dança é ensaiada para afugentar o inimigo, ou dizer que não esta com medo dele. Numa dança coordenada e palavras cadenciadas é cantada em tom forte, clama o inimigo para se aproximar, e encarar. A Haka diz algo que pode ser interpretada mais ou menos assim: "Venha para mim, olhe nos meus olhos, estou te esperando, não estou com medo de você". Expressões faciais, caretas, mostra de força dos músculos e movimentos com os braços, culminam com um passo a frente, com postura de quem está prestes a arremessar uma lança, e distende-se a língua completamente para fora de forma ameaçadora. Uns dizem que o significado da língua para fora é só para amedrontar, outros dizem que era um convite para o jantar, no qual o inimigo seria o prato principal. 



Marae é uma espécie de Templo e local de reunião para os Maoris. É um lugar sagrado, onde deve-se deixar os sapatos de fora, e entrar somente com permissão. O respeito e as cerimônias devem ser cumpridos à risca. Explicando melhor, um Marae é o ponto de encontro da comunidade, é a verdadeira casa de um Maori ondeMana está sempre presente. Lá celebra-se datas, festas, casamentos, funerais, além de reuniões dos chefes da aldeia. Tudo que é de importante para aquela comunidade, é decidido num Marae. Para um Pakeha ( convidado) entrar num Marae, é necessário primeiro passar por um cerimonial chamado te wero. Um membro do sexo masculino, fará uma performance da Haka, e em seguida colocará um objeto de desafio no chão. Enquanto espera do lado de fora, o visitante  expressará que veio com intenções de paz, e só então terá permissão para entrar. A entrada é sempre ornamentada com esculturas e belíssimos desenhos em madeira pintada de vermelho, representando as tribos e a espiritualidade e são características de todos os Maraes espalhados pela NZ.




Maoris são mestres nas artes, sendo a escultura em madeira o forte. A Arte Maori é muito desenvolvida e predominam desenhos geométricos com significados espirituais. A Dança e a Música Maori estão presentes o tempo todo, e canta-se (ou chora-se cantando) até mesmo em enterros. As músicas em geral contam a história de uma pessoa, ou de uma lenda, e são bonitas de ouvir. Em partes da Nova Zelândia onde há atividades termais, o Hangi, que é um prato típico feito a base de vegetais, é cozido no vapor. A Kumara, ou batata doce dos trópicos, foi trazida pelos Polinésios para a Nova Zelândia, tendo se adaptado muito bem na Ilha do Norte. A Kumara constitui um dos principais ingredientes dos pratos Maoris.. Objetos e amuletos sob a forma de pendentes, são muito usados pelos Maoris r. As Tatuagens para os Maoris têm um significado de status e da história da família e tribo. Tradicionalmente são feitas à partir da puberdade, feitas no rosto e principalmente no queixo de mulheres e no braço dos homens. Algumas outras partes do corpo também são tatuadas, mas em pequena escala. Atualmente tem diminuído no número de Maoris tatuados.

Sem comentários:

Enviar um comentário