quinta-feira, 3 de julho de 2014

A MÁGICA CAVERNA DOS PIRILAMPOS - WAITOMO GLOWWORM CAVES

Íamos para Rotorua de autocarro pois se o fizéssemos de avião perderíamos paisagens espectaculares. Estava programada uma visita a grutas...pensei várias vezes..rsrsrsr grutas linda há por todo o lado e em Portugal que belas  são..ma ok..vamos ver...

Parámos numa zona muito bonita ( que novidade..é tudo bonito neste país...) e até fomos tomar um café a um local que parecia coberto com velas..


Descemos então acompanhados às grutas e apreciámos as tradicionais estalactites e estalagmites. Continuámos a descer no meio da escuridão e aí fomos informados que teríamos que manter  silêncio absoluto e íamos dar uma volta de barco numa gruta especial - a gruta dos pirilampos..
E A MAGIA ACONTECEU!!!!!!!!!!!!
não consigo traduzir por palavras a emoção sentida..nem por fotos pois são proibidas e com razão...as fotos do interior das grutas que aqui apresento foram retiradas do site oficial destas grutas Waitomo


Estávamos debaixo de um  céu estrelado no fundo de uma gruta......

As luzes brilhantes e os fios frisados dependurados são obra do Arachnocampa luminosa, uma espécie de pirilampo que pode ser encontrado somente na Nova Zelândia. Em seu estágio larval, que pode durar de 6 a 12 meses, esses insetos tecem seus ninhos na abóbada natural rochosa, enquanto libertam longos fios de seda com gotas de muco, que servem como armadilha para suas presas.

Estes insectos escolhem as cavernas e florestas bem fechadas por dois motivos, uma é porque o vento externo poderia facilmente danificar o emaranhado de suas tênues e frágeis armadilhas. Outra é que em um ambiente mais escuro conseguem atrair mais presas para suas armadilha através de seu brilho bioluminescente, assim como uma luz de varanda ou uma lanterna atrai insetos na floresta.



As cavernas ficam especialmente fabulosas e brilhantes quando os vaga-lumes desprendem seu brilho mais intenso -como se fosse um mar de estrelas cintilantes- e isto coincide com o período em que estão mais famintos. 


Um local mágico.....

1 comentário:

  1. PURA MAGIA! O espetáculo mais inesperado que poderíamos encontrar, se antes me dissessem que íamos visitar uma gruta de pirilampos pensaria com desdém que era tempo perdido, engano foi tempo bem ganho, inolvidável. ZM

    ResponderEliminar