domingo, 12 de janeiro de 2014

OLIMPIA - O BERÇO DOS JOGOS OLÍMPICOS


Olímpia sempre cultivou nobres ideais desde os tempos mais remotos. Nunca foram apenas os Jogos Olímpicos, mas também, e acima disso, a honra, a paz, a luta e o corpo – tudo num só! 




O campo de jogos olímpicos

A História revela-nos que os primeiros Jogos Olímpicos tiveram lugar em 776 a.C., mas eventualmente poderão ter começado antes disso. Os Jogos eram uma espécie de tratado de paz entre as cidades-estado de Esparta e Elis, mas rapidamente se decidiu que todas as cidades-estado gregas poderiam participar, desde que durante aquele período fosse sempre valorizada a verdade. Este período de paz durava um mês, inicialmente, mas porque tanta gente, de toda a Grécia, queria participar, foi estendido para três meses, sempre durante o Verão.

Olímpia rapidamente passou a ser um local importante para discussões políticas e negócios. Também fez desenvolver o sentido de unidade entre os Gregos, mesmo a nível da linguagem e religião
Gente famosa deslocava-se ali para assistir aos Jogos, tal como Platão e Aristóteles e, antes deles, no séc. VI a.C., Thales de Mileto, o célebre sábio e matemático grego que aqui terá morrido, vítima de um golpe de calor. Hierão de Siracusa competiu nos Jogos, assim como Alcibíades, Alexandre, o Grande e Nero.
Os vencedores não recebiam qualquer prémio monetário, mas eram a partir daí imensamente adulados. O prémio era um ramo da oliveira de Zeus, e o vencedor tinha o direito de erguer uma estátua à sua vitória. Na sua cidade natal, normalmente ganhava refeições grátis até ao resto da sua vida.
Durante o período clássico, foi construído em Olímpia o Templo de Zeus: ali era o seu santuário e onde o deus tinha um oráculo. 
A grandiosidade de Olímpia era maior do que nunca e a vitória sobre os Persas trouxe um sentimento de unidade nunca antes visto pelos Gregos. Foram construídos muitos edifícios e os banhos públicos desta altura são os mais antigos de todo o Mundo, incluindo uma piscina e uma sauna
No séc. VI, vários terramotos destruíram os edifícios de Olímpia, O santuário acabou por ser descoberto em 1776 e em 1829.
A ironia subjacente é que os Jogos da Antiguidade conseguiam parar guerras, mas os modernos foram algumas vezes interrompidos por conflitos armados.



2 comentários:

  1. Alem do aspeto histórico pouco mais há a reaçar em Katakolon. No auge do império romano, travaram-se nesta zona várias batalhas decisivas entre os dois triunviratos - Júlio Cesar, Pompeu e Lépido primeiramente e Octávio Cesar Augusto, Marco António e Crasso depois. Estas batalhas definiram o futuro do império romano como é sabido.

    ResponderEliminar
  2. Visitar Olimpia é um pouco como descer ao berço, os Jogos Olimpicossao uma reminiscência dos primeiros conhecimentos que a generalidade da juventude tem. Os Jogos Olimpicos com a sua corrida da maratona como happy end, são uma imagem muito impressiva.ZM

    ResponderEliminar