sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

ISTAMBUL - A MESQUITA AZUL

Acordámos em Istambul..do barco podíamos observar o intenso movimento de barcos no Bósforo.
A cidade ocupa ambas as margens do Estreito do Bósforo e do norte do Mar de Mármara, os quais separam a Ásia da Europa no sentido norte-sul, uma situação que faz de Istambul a única cidade que ocupa dois continentes. A parte central da parte europeia é por sua vez dividida pelo estuário do Corno de Ouro.
No lado europeu há duas zonas com mais destaque em termos de movimento de pessoas e património cultural: o mais antigo, onde se situava o núcleo da antiga Bizâncio e Constantinopla, correspondente ao atual distrito de Fatih, fica a sul do Corno de Ouro, enquanto que Beyoğlu, a antiga Pera e onde se situava o bairro europeu medieval de Gálata, fica a norte
Do nosso barco podíamos observar o distrito de Fatih e os contornos das duas mesquitas mais importantes desta cidade...a Mesquita Azul e a de Santa Sofia..
A nossa visita a Istambul começou pela maravilhosa Mesquita Azul





É a única mesquita de Istambul que possui seis minaretes e  é um triunfo em harmonia, proporção e elegância.



 Em 1606 o sultão Ahmed I quis construir uma mesquita maior, mais imponente e mais bonita do que a Igreja de Santa Sofia.A mesquita foi revestida com uma verdadeira sinfonia de belos mosaicos azuis de Iznik  e ricos vitrais da mesma cor que dão a este espaço uma atmosfera muito especial.
Uma das mais belas ou talvez a mais bela mesquita que conheci...

1 comentário:

  1. É assombrosa a perfeição e beleza que aqui se observam. Isto visto em pormenor daria para alguns dias de visita.

    ResponderEliminar