quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

ISTAMBUL - SANTA SOFIA

Em frente à Mesquita Azul e separada por um belo jardim está situada a famosíssima Basilica de Santa Sofia.
É um imponente edifício construído entre 532 e 537 pelo Império Bizantino para ser a catedral de Constantinopla (actualmente Istambul)
 Entre 1204 e 1261, foi convertida numa catedral católica romana durante o Patriarcado Latino de Constantinopla.O edifício foi uma mesquita entre 29 de maio de 1453 e 1931, quando foi secularizada. Reabriu como um museu em 1 de fevereiro de 1935.
Famosa principalmente por sua enorme cúpula (ou domo), ela é considerada a epítome da arquitetura bizantina e é tida como tendo "mudado a história da arquitetura.". Ela foi a maior catedral do mundo durante  quase mil anos, até que a Catedral de Sevilha estar completamente edificada em 1520.








O vasto interior tem uma estrutura complexa. A nave é coberta por um domo central que, no seu ponto mais alto, está a 55,6 metros do chão e repousa sobre uma arcada com 40 janelas arqueadas. Restaurações em sua estrutura o deixaram com uma forma algo elíptica, com o diâmetro variando entre 31,24 e 30,86 metros.
Tanto no lado da entrada ocidental e quanto no lado oriental, litúrgico, há aberturas em forma de arco ampliadas por semi-domos de diâmetro idêntico ao domo central.
As superfícies interiores são cobertas com mármores policromáticos, verdes e brancos com pórfiro púrpura, além dos mosaicos dourados.
O exterior, revestido de estuque, foi pintado de amarelo e vermelho nas restaurações do século XIX


A igreja foi ricamente decorada com mosaicos ao longo dos séculos. Eles geralmente representam a Virgem Maria, Jesus, santos ou imperadores e imperatrizes. Outras partes foram decoradas num estilo puramente decorativo, com padrões geométricos.

1 comentário:

  1. Não quero errar mas creio que esta foi tambem a única cidade existente capital de três impérios- 1º Império bozantino, 2º Império romano do oriente e por fim 3º- Imperio otomano.ZM

    ResponderEliminar