domingo, 3 de novembro de 2013

PARQUE DA PAZ EM NAGASAKI - TRIBUTO ÀS VITIMAS DA BOMBA ATÓMICA

Este parque foi construído em 1955 próximo ao hipocentro da explosão, onde ainda é possível ver as ruínas da Catedral Urakami, que era a maior igreja localizada no leste da Ásia na época.




 A norte do parque fica a escultura de Seibo Kitamura, com cerca de 10 metros de altura. A mão direita da estátua aponta ao céu em lembrança da ameaça nuclear enquanto que a esquerda permanece estendida simbolizando a paz. A face calma simboliza a graça divina e seus olhos semi-cerrados oferecem uma prece as almas das vítimas da bomba. A perna direita dobrada e a esquerda estendida significam a meditação e a iniciativa de juntar forças e salvar as pessoas do mundo. Em frente a estátua está um cofre de mármore preto com os nomes da vítimas e dos sobreviventes que morreram nos anos seguintes.




Construída em agosto de 1969 e localizado a sul do parque está a Fonte da Paz, como uma prece as almas de várias vítimas da bomba atômica que morreram em procura por água, servindo também como um dedicatória a paz mundial. Linhas de uma poema de uma garota chamada Sachiko 



























Yamaguchi, que tinha 9 anos na época do bombardeio estão gravadas numa placa de pedra negra em frente a fonte, com os dizeres:











" Eu estava com uma sede insuportável. Havia algo oleoso na superfície da água, mas eu a queria tanto que bebi assim mesmo."









2 comentários:

  1. Uma boa visita ao "olho" do furacão!
    Parabéns!
    Noca

    ResponderEliminar
  2. Faz impressão, sabendo que o Japão tem muito pouco espaço para os mais de 150 milhões de japoneses, dispor de espaços livres como aqui vemos. Que simplicidade e segurança de vida.
    ZM

    ResponderEliminar