sexta-feira, 8 de novembro de 2013

NAGASAKI - MUSEU DA BOMBA ATÓMICA ( 2)


Continuando a percorrer o museu é-nos apresentada a história das pessoas que morreram naquele dia. Sem demagogia e praticamente enfiando o dedo na ferida, apresentam-nos imensos murais  com fotos de deformações, fotos da cidade antes e durante o ataque, como também fotos de feridos e mortos espalhados pela cidade. Podemos ver muitas peças como marmitas, capacetes, brinquedos, entre outros itens pessoais, de pessoas que não conseguiram sobreviver após este holocausto. Todos os itens foram doados pelos familiares das vitimas.
Uma garrafa de cidra...
 A angústia sufoca ainda mais ao lermos a história da maioria das crianças que morreram naquele dia. São histórias do quotidiano, que poderiam ocorrer em qualquer lugar do mundo, mas que foram interrompidas, pela falta de sensatez de lideres de governos equivocados sobre o valor de um ser humano. É de quebrar o coração, ler histórias, sobre pais desesperados procurando  um filho que não existe mais no local  onde apenas uma marmita queimada com as iniciais do filho foi encontrada. .
O museu da bomba atómica de Nagasaki,  conta nos diversas histórias, sendo cada item mais chocante que o outro, como o capacete de um soldado,e desse soldado sobraram apenas pedaços de crânio presos no mesmo.Outra história chocante foi o de uma criança que anotou na parede, o numero de parentes da sua família que morreram. Essa era uma forma precária de enumerar os mortos naquela época...essa criança morreu logo depois...
É uma visita arrepiante  mas é uma lição a aprender, sendo recomendável a todos que façam isso. Lá, estavam crianças, adolescentes e adultos, visitando o museu para aprender a importância desse momento e para que ele nunca mais se repita...
 




Na secção seguinte do museu dirigida à pedagogia e educação, podemos ver componentes da bomba, quantas bombas existem no mundo, os tratados sobre o fim da guerra nuclear, como cartas de proibição do governo americano sobre as bombas , entre outras coisas. Diversas salas apresentam  documentários sobre o ataque de Hiroshima e Nagasaki.
É primordial para qualquer pessoa que visite o Japão pela primeira vez ter a chance de aprender mais sobre os erros dos seres humanos...eu aprendi..





1 comentário:

  1. A foto do indivíduo em cima diz quase tudo o que foi esta explosão.ZM

    ResponderEliminar