quinta-feira, 14 de novembro de 2013

NAGASAKI - O JARDIM GLOVER

A última visita que faríamos nesta cidade e no Japão seria ao Jardim Glover. É um belo  parque construído para Thomas Blake Glover, um empresário escocês, que  no século XIX contribuiu para a modernização do Japão  desenvolvendo por exemplo a construção naval e a prospecção de carvão.


A residência de Thomas Blake Glover é uma lindíssima casa de estilo ocidental, a mais antiga que resta naquele país





A acção da célebre ópera de Puccini, Madame Butterfly, passa-se em Nagasaki e relata uma relação trágica entre um oficial da marinha americano e Cio-Cio-San (butterlfy ou borboleta), uma gueixa de 15 anos.
Na foto pode-se ver o final do sistema de escadas rolantes
Entre 1915 e 1920, o papel de Cio-Cio San foi interpretado por uma célebre cantora japonesa, Tamaki Miura, e há uma estátua sua, e outra de Puccini, no magnífico Jardim Glover que se situa numa colina sobre Nagasaki e ao qual se acede por um dos maiores e mais íngreme complexo de escadas rolantes, que alguma vez me foi dado ver e utilizar.


Este Jardim de Glover, possui uma vista privilegiada da cidade por situar-se na encosta de uma montanha e actualmente é um museu visitado por milhares de turistas todos os anos.





À medida que descíamos os socalcos do jardim a vista sobre o nosso navio era cada vez melhor...dirigiamo-nos para ele pois iríamos partir para Xangai..


1 comentário:

  1. Nesta altura do ano, em qualquer parte do Japão é sempre um espectáculo ver as amendoeiras em flor. Neste jardim são mais um acrescimo à sua beleza.ZM

    ResponderEliminar