quinta-feira, 24 de outubro de 2013

OWAKUDANI - O GRANDE VALE FUMEGANTE E A LENDA DO OVO PRETO

O tempo não estava bom mas mesmo assim tentámos ir ver um dos ícones japoneses  - o monte Fuji
Passaríamos primeiro por Owakudani (大 涌 谷)  que em japonês significa literalmente "o grande vale fervente" ..E não é de admirar! pois é um vale vulcânico com géiseres activos de água sulfurosa. 









Apanhámos um teleférico para chegar ao alto da montanha..













Owakudani fica localizado num vale vulcânico, formado por caldeiras de água quente natural. O local está cheio de piscinas naturais que soltam vapores quentes carregadas de sulfeto de hidrogênio e dióxido de enxofre. A paisagem circundante é formada por muitas montanhas. Claro que o cheiro ambiental não é agradável...e a chuva começava a cair com intensidade..



Mas além das suas águas termais, há outra razão responsável por atrair uma multidão ao local. É o Kuro Tamago (ovo preto), um alimento muito popular na região. A razão dos ovos terem esta cor negra é porque são cozidos em águas vulcânicas compostas por enxofre.

A procura é tão grande que existem filas gigantescas do lado de fora de qualquer uma das lojas que vendem o Kuro Tamago em Owakudani. 







Mas  porque é que o Kuro Tamago é tão popular, mesmo tendo um aspecto tão estranho?

É por causa de uma lenda antiga que diz que se uma pessoa comer um Kuro Tamago, prolongará  a sua vida por mais 7 anos. Melhor ainda se comer dois Kuro Tamago serão 14 anos a mais. O tal poder viria de uma estátua Jizo (Enmeijizoson) que transfere a longevidade aos ovos durante o seu cozimento nas águas termais.









Lenda ou não, o facto é que a maioria das pessoas que vão até Owakudani, acredita de verdade nos poderes medicinais do Kuro Tamago. Mais do que isso, acreditam que o Kuro Tamago é de facto um verdadeiro elixir da juventude e da longevidade.
Mas por ser cozido no enxofre não faz mal à saúde? Bom, apesar das cascas dos ovos ficarem pretas devido a uma reação química causada pelo enxofre, os especialistas dizem que os ovos podem ser consumidos sem problemas, já que pequenas quantidades de enxofre são frequentemente utilizados na medicina.










Apesar do enxofre causar um odor nada agradável, pouco interfere no sabor do ovo. Ao descascar o ovo, o que se encontra é um ovo cozido como qualquer outro, embora digam que a diferença está nas propriedades especiais do Kuro Tamago, que ajudam a melhorar a saúde geral e a expectativa de vida.
Porém, segundo a lenda, só se pode comer no máximo dois ovos e meio para garantir 17,5 anos de sobrevida. Ou seja, não é recomendável comer mais do que isso. Não descobri o porquê. Mas fica uma pergunta no ar: será que o Kuro Tamago é um dos segredos de longevidade dos japoneses?



1 comentário:

  1. Esta paisagem faz-nos lembrar uma outra que encontrámos na Islãndia, tambem fumegante e inóspita.ZM

    ResponderEliminar