
Passaríamos primeiro por Owakudani (大 涌 谷) que em japonês significa literalmente "o grande vale fervente" ..E não é de admirar! pois é um vale vulcânico com géiseres activos de água sulfurosa.

Apanhámos um teleférico para chegar ao alto da montanha..

Owakudani fica localizado num vale vulcânico, formado por caldeiras de água quente natural. O local está cheio de piscinas naturais que soltam vapores quentes carregadas de sulfeto de hidrogênio e dióxido de enxofre. A paisagem circundante é formada por muitas montanhas. Claro que o cheiro ambiental não é agradável...e a chuva começava a cair com intensidade..
Mas além das suas águas termais, há outra razão responsável por atrair uma multidão ao local. É o Kuro Tamago (ovo preto), um alimento muito popular na região. A razão dos ovos terem esta cor negra é porque são cozidos em águas vulcânicas compostas por enxofre.
A procura é tão grande que existem filas gigantescas do lado de fora de qualquer uma das lojas que vendem o Kuro Tamago em Owakudani.
Mas porque é que o Kuro Tamago é tão popular, mesmo tendo um aspecto tão estranho?
É por causa de uma lenda antiga que diz que se uma pessoa comer um Kuro Tamago, prolongará a sua vida por mais 7 anos. Melhor ainda se comer dois Kuro Tamago serão 14 anos a mais. O tal poder viria de uma estátua Jizo (Enmeijizoson) que transfere a longevidade aos ovos durante o seu cozimento nas águas termais.

Lenda ou não, o facto é que a maioria das pessoas que vão até Owakudani, acredita de verdade nos poderes medicinais do Kuro Tamago. Mais do que isso, acreditam que o Kuro Tamago é de facto um verdadeiro elixir da juventude e da longevidade.

Apesar do enxofre causar um odor nada agradável, pouco interfere no sabor do ovo. Ao descascar o ovo, o que se encontra é um ovo cozido como qualquer outro, embora digam que a diferença está nas propriedades especiais do Kuro Tamago, que ajudam a melhorar a saúde geral e a expectativa de vida.
Porém, segundo a lenda, só se pode comer no máximo dois ovos e meio para garantir 17,5 anos de sobrevida. Ou seja, não é recomendável comer mais do que isso. Não descobri o porquê. Mas fica uma pergunta no ar: será que o Kuro Tamago é um dos segredos de longevidade dos japoneses?
Esta paisagem faz-nos lembrar uma outra que encontrámos na Islãndia, tambem fumegante e inóspita.ZM
ResponderEliminar