segunda-feira, 12 de agosto de 2013

TAIPÉ: MEMORIAL DE CHIANG KAI-SHEK

 Chiang Kai-shek foi um estadista e lider chinês que durante a Guerra Civil Chinesa (1926-1949),  tentou erradicar os comunistas chineses, mas ao falhar nessa tentativa, foi forçado a  refugiar-se em Taiwan (Formosa) e fundou a República da China, da qual foi presidente até à morte. Adoptou medidas como educação em massa, reforma agrária e desenvolvimento da indústria.

O seu memorial é um dos edifícios mais emblemático de Taipé e  de visita obrigatória  Os quatro lados da estrutura são semelhantes às pirâmides do Egipto. O material é  mármore branco. Os telhados estão decorados com vidro azul profundo devido em  parte à reflexão da luz do sol e do céu azul o que adiciona um toque de grandeza.

A entrada no Memorial faz-se pela base  por umas portas monumentais que dão acesso a salas onde se podem ver objectos pessoais e a réplica do gabinete de trabalho do estadista.































Através de um elevador chegamos à zona superior onde se encontra uma estátua e os restos mortais de Chiang
Da varanda podemos ver o  jardim  plantado com flores vermelhas. Como um todo, as cores  azul, branco e vermelho expressam a bandeira nacional e o espírito de liberdade, igualdade e fraternidade
Os edificios  que se vêem de cada lado da zona central do jardim são o National Concert Hall na esquerda e à direita o Teatro Nacional






























1 comentário:

  1. A obra de Chang-Kai-Chek em Taiwan sugere-nos o que poderia ser a China com ele a liderar.
    A China ter.se.ia desenvolvido muito mais ràpidamente. ZM

    ResponderEliminar