sexta-feira, 16 de agosto de 2013

TAIPE 101


Taipei 101, é um arranha-céu de 101 andares, localizado em Taipei.  O Taipei 101 recebeu o prêmio Emporis Skyscraper em 2004. Foi considerado uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo Moderno (revista Newsweek, 2006) e uma das Sete Maravilhas de Engenharia (Discovery Channel, 2005).
O edifício é um ícone  de Taiwan pois o seu estilo combina a tradição e modernidade da cultura asiática e internacional num único projecto.

O Taipei 101 pode suportar terremotos de 7 graus na escala Richter e ventos de mais de 450 km/h. A importante capacidade de absorção dessa estrutura consiste num amortecedor eólico com placas metálicas de 660 toneladas que está instalado no 89.º andar — o maior e mais pesado mundialmente. Está dividido em 8 segmentos de 8 pisos, e é o único amortecedor visível ao público.

Uma gigantesca bola de ferro de 680 toneladas, colocada no 92.º andar, serve de contrapeso mecânico contra as vibrações, absorvendo a energia e minimizando as oscilações.


O elevador, fabricado pela empresa Toshiba, tem o título de maior velocidade: em apenas 37 segundos, leva trinta pessoas do 5.º andar até o 89.º. Esse elevador também possui um sistema de selamento hermético similar ao de um avião protegendo os ouvidos das pessoas que viajam nele
 O título de "edifício mais alto do mundo" agora pertence pertence ao Burj Khalifa no Dubai  sendo neste momento o 101 o segundo mais alto 

2 comentários:

  1. Para ter uma ideia do impacto/imponência deste edifício basta olhar para a foto com Taipé em fundo.
    Trata-se da capital com alguns milhões de habitantes.

    ResponderEliminar
  2. Excellent blog you have here.. It's difficult to find excellent writing like yours these days. I honestly appreciate people like you! Take care!!
    My web site - vuelos a india

    ResponderEliminar