quarta-feira, 26 de junho de 2013

SERENGETI - OS "BIG FIVE"

Serengeti é o maior e mais importante parque natural da Tanzania e de toda a África. É geralmente conhecido devido à maior migração de animais mamíferos do mundo o que é considerado uma maravilha da natureza











A palavra "Serengeti" provém da língua masai, na qual "Serengit" significa "planícies intermináveis"
Quando subimos ( eu, meu marido e o nosso amigo e companheiro de viagem Rafael) a um pequeno monte à entrada do parque, podemo-nos aperceber  da imensidão sem fim da planície..

Quem vai para África e especialmente fazer safari tem geralmente uma meta a cumprir: ver os big five ou seja  os cinco mamíferos selvagens de grande porte mais difíceis de serem caçados pelo homem.
Já tinhamos tido a sorte de ver 4 inclusive o "raro e dificil"  rinoceronte...
Os big five são:


  • O leão  é um grande carnívoro felino da África e nordeste da Índia, possuindo um pelo curto, cauda e o leão macho possui uma juba característica ao redor do pescoço e ombros.
  • O elefante africano é um grande herbívoro possuindo uma pele grossa e quase sem pelos, uma tromba longa e flexível, corpo característico com o tronco forte e pesado, dois incisivos superiores longos e curvos de marfim, orelhas grandes de abano. 
  • O búfalo-africano  é um grande bovino ruminante. É considerado o mais perigoso dos Big Five pelos relatos de ataques e mortes de caçadores.
  • O leopardo  é um carnívoro felino que possui tipicamente pelo dourado-alaranjado marcado por rosetas negras. O leopardo é talvez o animal mais difícil de ser caçado, pelo seu comportamento e hábitos noturnos de alimentação.
  • O rinoceronte  é um grande mamífero herbívoro de pele grossa e encouraçada, podendo possuir 1 ou 2 chifres na frente da cabeça.

Faltava-nos ver o leopardo...Sabia que muitos turistas repetem durante anos safaris para conseguirem observar estes big five..Claro que eu gostaria de os ver mas não tinha grandes expectativas...
Quando o guia parou o jipe e apontou para umas árvores e disse..ali está um leopardo fiquei bem contente...só que foi tão difícil vê-lo..olhava para todos os ramos e troncos das varias arvores que estavam no local e  nada...

Ao fim de um certo tempo consegui ver..lá estava ele ...o nosso 5º Big Five...

















3 comentários:

  1. Bem este leopardo estava dificil de detetar mas foi mais fácil encontrar chitas e outros da família dos leopardos. Já não me lembro exatamente qual a superfície do Seringheti mas creio que era cerca de dez vezes o tamanho do Amboseli. Este parque estende-se paralelamente ao Kilimandjaro até ao parque Masai Mara no Quenia. ZM

    ResponderEliminar