quinta-feira, 21 de março de 2013

HOI AN

Hoi An é uma pequena cidade localizada no litoral, na zona central do Vietname e possui aproximadamente 80 mil habitantes. É uma linda cidade, muito bem preservada, onde ainda  se pode observar (e imaginar) um pouco do Vietname do antigamente. A cultura e história estão presentes em todos os cantos da Cidade Antiga.


















Hoi An está situada nas margens do Rio Thu Bon e foi um antigo porto de comércio internacional séculos atrás. Assim, as influências das culturas chinesa, japonesa e européia são visíveis na arquitetura e arte local.. Um exemplo desta multicultura é  a Ponte japonesa coberta, construída em 1593. ( as duas primeiras fotos)




Casas antigas na margem do Rio Thu Bon, onde atualmente funcionam lojas de artesanato local, bares e restaurantes.
Jantamos neste restaurante da esquina. Na rua de baixo estavam estacionadas motas...quando acabámos de jantar e devido a chuva intensa a rua estava inundada de tal maneira que não se podia sair pela porta que dava acesso a essa rua  ( saímos pela porta de acesso à rua da esquerda, mais alta) mas as motas continuavam no mesmo sitio com agua até ao volante...era uma situação normal para naturais da cidade...


Estilos arquitectónicos  misturam-se pelas ruas da cidade que é património da Humanidade.Em Hoi An as casas ficam abertas para a sorte entrar. Lugar pacato, sem riscos, onde a vida passa com outro ritmo.

No rio o movimento é constante...
As redes de pesca estavam paradas...
 Não era convidativo passear com tanta chuva ..assim ficámos a apreciar a vista do nosso quarto...
No dia seguinte partiríamos para Saigão..mas dormi mal toda a noite com o temporal e a pensar no voo que teríamos que fazer...

1 comentário:

  1. Esta cidadezinha, património da Humanidade era realmente invulgar. Alem das motos inundadas, de uma pacatez a toda a prova, era aqui a divisão entre o Vietname do Norte e o do Sul, no tempo de Ho-chi-min.

    ResponderEliminar